RELEVO E COBERTURAS PEDOLÓGICAS NO ALTO BANABUIU, SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo estabelecer as relações entre compartimentos de relevo e coberturas pedológicas no Sertão Central do Ceará. Para o alcance do objetivos proposto foram elaborados mapas de geologia, geomorfologia e de solos, tendo por base a utilização dos recursos de sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas (SIG), além das inspeções de campo. Como resultado, constatou-se uma enorme variabilidade de solos, sendo reconhecidas 31 unidades de mapeamento, em uma escala de 1:100.000, sendo, praticamente todas as unidades compostas, distribuídas pelas sete unidades de relevo identificadas no mapeamento. O resultado permite inferir que, ainda que de forma genérica, uma correlação dos grupos de solos com os compartimentos de relevo. A grande variabilidade de solos associada a diferentes características topográficas demanda ações de planejamento para uso sustentável dos recursos naturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.