CARTOGRAFIA PARTICIPATIVA À INUNDAÇÃO:
O CASO DO DISTRITO DE ROCHA CAVALCANTE EM UNIÃO DOS PALMARES, ALAGOAS
Resumo
O Distrito de Rocha Cavalcante se localiza às margens da planície de inundação do Rio Canhoto, subafluente do Rio Mundaú no Município de União dos Palmares, no Estado de Alagoas. O histórico da área mostra que as ocupações desordenadas são o fator principal de problemas de inundações. A localidade nas últimas décadas passou por episódios de chuvas extremas, a exemplo dos anos de 2010, 2022 e 2023. Alguns mapeamentos oficiais foram realizados pelo Serviço Geológico do Brasil- CPRM sobre áreas vulneráveis à inundação no Distrito. Apesar de ser um documento importante com uso de geoprocessamento, alguns resultados apresentaram informações distintas. Daí, para efeito de comparação foi realizado com a comunidade (discentes da Educação de Jovens e Adultos – EJA da Escola Municipal DR, Antônio Gomes de Barros), um mapeamento participativo. Nesse mapeamento foi utilizada a vivência dos moradores para delimitar as áreas inundáveis na área pesquisada. Os alunos da EJA foram os sujeitos devidos serem moradores mais antigos, o que facilitaria as outras etapas e atividades da pesquisa. Uma etapa interessante foi a oficina, onde os participantes realizaram através de imagens de satélite e alfinetes as áreas onde as águas das chuvas chegaram e os ambientes que não sofreram tais transtornos. Com isso, os próprios alunos confeccionaram o mapa de inundação, isto é, da sua própria realidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.