IMPACTOS ECONÔMICOS DA RECENTE CRISE DO SETOR SUCROENERGÉTICO EM MUNICÍPIOS CANAVIEIROS PAULISTAS
Resumo
O objetivo do presente artigo é analisar os principais impactos econômicos provocados pela recente crise do setor sucroenergético à alguns municípios canavieiros do Estado de São Paulo. Durante a década de 2010, o setor sucroenergético brasileiro enfrentou um período de grave crise econômica, desencadeado por vários fatores conjunturais e técnico-estruturais, que levaram dezenas de usinas a entrarem em recuperação judicial, falência e encerramento (temporário ou permanente) das atividades operacionais. A sistematização bibliográfica e de dados e informações adotada neste estudo pôde mostrar que a crise afetou a economia de vários municípios especializados na produção e processamento da cana-de-açúcar, especialmente aqueles de baixo patamar demográfico e pouco dinâmicos em termos urbano-industriais, causando grandes perdas nos níveis de emprego e renda da população, redução do movimento de comércios e serviços urbanos e queda acentuada da arrecadação fiscal das prefeituras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.