ACESSO À ÁGUA PARA ABASTECIMENTO DOMÉSTICO NA ZONA RURAL DE MOSSORÓ-RN
Resumo
O acesso à água tem sido um problema complexo nas últimas décadas, processualmente e ao mesmo tempo em que a água passou a ser entendida como recurso essencial para o desenvolvimento econômico. Contudo, o abastecimento de água para o uso doméstico tem sido comprometido pela escassez física ou econômica de água em várias partes do mundo, prejudicando a segurança hídrica de cerca de 2/3 da população mundial. Em ambientes semiárido, sobretudo nas áreas rurais, com população rarefeita e baixos investimentos em infraestrutura hídrica, os níveis de escassez hídrica podem atingir situações extremas. O presente estudo buscou investigar a espacialização dos níveis de escassez e o acesso à água, a partir de dados de ações emergenciais de distribuição por caminhões-pipa no município de Mossoró-RN e de forma mais específica, em 3 comunidades rurais, no intuito de identificar as captações de água por poços como soluções alternativas para o abastecimento doméstico. As principais fontes de água utilizadas na zona rural de Mossoró são provenientes de poços locados no aquífero Jandaíra com níveis de salinidade inadequados para o abastecimento doméstico. Os meios de abastecimento deficientes e falta de tratamento básico da água impedem o acesso à água segura para a população rural do município.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.