METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA:
UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE UMA ESCOLA MILITARIZADA E UMA NÃO MILITARIZADA EM BOA VISTA- RR
Resumo
Este artigo tem como objetivo comparar metodologias do ensino de Geografia em uma escola militarizada (EM) e uma não militarizada (ENM) em Boa Vista-RR, identificar e mapear EMs, descrever o grau de satisfação dos professores quanto à militarização das escolas e seu possível melhoramento. O trabalho desenvolveu-se com levantamento bibliográfico e observação de campo. A observação de campo e entrevistas foram realizadas com seis professores: três de uma EM e três de uma ENM. Os resultados mostram quase unanimidade entre os professores da EM, os quais apreciam que seu ambiente permita um melhor ensino, com tranquilidade e sem interrupção. Na ENM, os professores se dizem insatisfeitos pela estrutura física, falta de material didático e ferramentas tecnológicas, além da indisciplina dos alunos. Quanto à metodologia de ensino, em ambas escolas, os resultados não apontam grandes diferenças: os professores usam métodos tradicionais de ensino, aludindo à falta de ferramentas didáticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.