GEOECOLOGIA DAS PAISAGENS
FUNDAMENTOS, APLICAÇÕES E PERSPECTIVAS
Resumo
Diante do contexto atual, marcado por alterações e impactos significativos nos sistemas e recursos paisagísticos, a Geoecologia das Paisagens apresenta-se como enfoque científico consolidado para o estabelecimento de práticas socioambientais adequadas e o ordenamento de padrões espaciais condizentes com os limites de carga e regeneração do meio natural. Desta forma, a presente pesquisa teve por objetivo explanar as bases teórico-metodológicas da Geoecologia das Paisagens, destacando suas aplicações e perspectivas para o estudo integrado das paisagens. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, por meio da análise textual crítica, em uma abordagem qualitativa. Os resultados e discussões apontam para a paisagem como objeto de estudo da Geoecologia e para o geossistema como conceito operativo, em que o método dialético/dialógico norteia o estudo da relação sociedade e natureza como produtora de variadas paisagens. Confirma-se que a aplicabilidade dos preceitos geoecológicos é viável para o planejamento e a gestão ambiental, tendo-se o zoneamento ambiental-funcional como subsídio e a projeção de cenários paisagísticos como perspectiva. Conclui-se, portanto, que a Geoecologia das Paisagens possui epistemologia adequada para estudos propositivos com vistas a construção de modelos socioambientais sustentáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.