JOGOS DIGITAIS E GEOGRAFIA

a utilização dos jogos digitais mobiles como auxílio no ensino de Geografia na educação básica

Autores

Resumo

Este artigo investiga o potencial dos jogos em dispositivos móveis do gênero Battle Royale para estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A pesquisa explora as maneiras pelas quais os jogos digitais podem ser integrados ao ensino de Geografia, apresenta atividades específicas que podem ser implementadas em sala de aula com o uso desses jogos, comparando a sua eficácia com o ensino de um conteúdo geográfico específico sem a utilização dos jogos. A metodologia empregada é predominantemente qualitativa, incluindo revisão bibliográfica, análise da faixa etária recomendada pelos jogos, alinhamento do conteúdo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e elaboração de atividades guiadas pela Taxonomia de Bloom. Os resultados obtidos contribuem para a compreensão das potencialidades dos jogos mobile de Battle Royale como recursos educacionais no contexto do ensino de Geografia.

Downloads

Biografia do Autor

Juliana Lima de Almeida Bastos, PUC - Minas

Geógrafa, Mestra em Geografia pela PUC Minas

Luiza Pinheiro Arruda Campos, PUC - Minas

Geógrafa, Mestranda em Geografia pela PUC Minas

Luiz Eduardo Panisset Travassos, PUC - Minas

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2).

Doutor em Geografia, Professor do Departamento de Geografia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas, Brasil

Richard Carvalho dos Reis, PUC - Minas

Graduando em Geografia pela PUC Minas

Sandro Laudares, PUC - Minas

Doutor em Geografia, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação

em Geografia da PUC Minas, Brasil

Bruno Durão Rodrigues, PUC - Minas

Doutor em Geografia, Professor do Departamento de Geografia e Professor

Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas, Brasil

Rodrigo Corrêa Teixeira, PUC - Minas

Professor do Departamento de Relações Internacionais e Professor

Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas, Brasil

Jorge Batista de Souza, PUC - Minas

Doutor em Geografia, Professor do Departamento de Geografia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas, Brasil

Downloads

Publicado

2024-07-04

Como Citar

Bastos, J. L. de A., Campos, L. P. A., Travassos, L. E. P., Reis, R. C. dos, Laudares, S., Rodrigues, B. D., Teixeira, R. C., & Souza, J. B. de. (2024). JOGOS DIGITAIS E GEOGRAFIA: a utilização dos jogos digitais mobiles como auxílio no ensino de Geografia na educação básica. Revista Territorium Terram, 7(12), 449–467. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5484