A CONTRIBUIÇÃO DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA

Autores

Resumo

Em busca de romper com a utilização apenas do método tradicional de aulas teórico-expositivas dentro de sala de aula, surge a perspectiva de um ensino com a metodologia de práticas-experimentais. A partir dessa perspectiva, e a fim de realizar uma sequência didática proposta pelo Programa Residência Pedagógica subprojeto - Biologia, foram desenvolvidas aulas teóricas para que os alunos obtivessem uma base do conteúdo em seguida da realização de aulas práticas a respeito do mesmo. As aulas práticas foram embasadas a partir das três modalidades de atividades experimentais propostas por Araújo e Abib (2003). Os resultados obtidos foram de que o interesse dos alunos pelo assunto foi muito maior após a realização das práticas, as quais apresentaram maior participação e a criação de um ambiente cooperativo entre eles, permitindo assim um maior aproveitamento do assunto e assim uma aprendizagem mais rica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Silva de Paula, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduanda em Ciências Biológicas – Licenciatura

Residente do Programa Residência Pedagógica – Suprojeto Biologia

Universidade Federal de São João del-Rei

Ana Paula Campos de Carvalho, Escola Estadual Dr. Garcia de Lima

Doutora em Bioengenharia; Professora-preceptora do Programa Residência Pedagógica – Subprojeto Biologia

Escola Estadual Dr. Garcia de Lima

Cássia Maria Zaniti Souza, Escola Estadual Governador Milton Campos

Especialização em Fundamentos em Prática Interdisciplinar: 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental Professora-preceptora do Programa Residência Pedagógica – Subprojeto Biologia

Escola Estadual Governador Milton Campos

Gabriel Menezes Viana, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Educação, docente orientador do Programa Residência Pedagógica – Subprojeto Biologia. Universidade Federal de São João del-Rei

Downloads

Publicado

2024-08-10

Como Citar

Paula, A. S. de, Carvalho, A. P. C. de, Souza, C. M. Z., & Viana, G. M. (2024). A CONTRIBUIÇÃO DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA. Revista Territorium Terram, 7(Número Especial 1), 10–17. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5510