JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS - RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID

Autores

Resumo

Jogos didáticos oferecem vários benefícios para aprimorar as experiências de aprendizagem já que eles têm o potencial de envolver e motivar os alunos, tornando o conteúdo educacional mais imersivo e agradável. Neste relato são apresentados três exemplos de jogos didáticos, cada um abordando habilidades específicas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), desenvolvidos por bolsistas do PIBID, em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental II. A prática desses jogos permitiu que os estudantes aplicassem conceitos teóricos de forma prática e contextualizada, incentivando o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, comunicação e tomada de decisões. Os resultados obtidos incluíram um aumento no engajamento dos alunos, evidenciando o interesse despertado pelo tema, e feedback positivo em relação à metodologia utilizada. Em síntese, a aplicação de jogos como estratégia pedagógica proporcionou uma oportunidade única para os alunos desenvolverem habilidades essenciais de forma lúdica e eficaz, contribuindo para uma aprendizagem mais dinâmica e interativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Junqueira Ribeiro, Universidade Federal de Lavras

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras

Nicollas Almeida Campos, Universidade Federal de São João del-Rei

Licenciando em Ciências Biológicas, Universidade Federal de São João del-Rei

Taynara Bedendo Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João del-Rei

Jaqueline Daniele de Andrade, Universidade Federal de São João del-Rei

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João del-Rei

Ruan Brito Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

Licenciando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João del-Rei

Sabrinna Vitória Martins da Silva de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João del-Rei

Raquel Xavier Oliveira da Costa, Universidade Federal de São João del-Rei

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João del-Rei

Júlia Ribeiro de Almeida, Universidade Federal de São João del-Rei

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João del-Rei

Pedro Vinícius Gonçalves Pereira, Universidade Federal de São João del-Rei

Licenciando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João del-Rei

Iara Freitas Lopes, Universidade Federal de São João del-Rei

Coordenadora do PIBID/Ciências. Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal de São João del-Rei

Downloads

Publicado

2024-08-10

Como Citar

Ribeiro, L. J., Campos, N. A., Silva, T. B., Andrade, J. D. de, Silva, R. B., Oliveira, S. V. M. da S. de, Costa, R. X. O. da, Almeida, J. R. de, Pereira, P. V. G., & Lopes, I. F. (2024). JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS - RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID. Revista Territorium Terram, 7(Número Especial 1), 34–42. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5513