O USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Autores

Resumo

O uso de atividades práticas no ensino de Ciências permite maior compreensão do conteúdo trabalhado nas aulas expositivas, consolidação da aprendizagem e melhoria nos resultados alcançados pelos alunos. Essas atividades aumentam o engajamento dos estudantes e os permitem ser protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, levando-os a desenvolver a capacidade para observação, discussão e resolução de problemas. O objetivo deste trabalho foi relatar o uso de atividades práticas, juntamente com a teoria para consolidar o conteúdo ensinado nas aulas expositivas e melhorar os resultados nas avaliações. No presente trabalho apresentamos cinco práticas que foram desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID e aplicadas em turmas do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental II. Com o uso dessas práticas observamos um maior interesse dos alunos nas aulas, uma participação mais efetiva e melhores resultados nas avaliações, sendo assim, concluímos que o uso de atividades práticas foram eficazes ferramentas de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamara Luciane de Souza Silva Machado, Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas. Mestre em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários, Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais

Ana Carolina da Silveira Cintra, Universidade Federal de São João del-Rei

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João del-Rei

Brenda Luiza Santos , Universidade Federal de São João del-Rei

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João del-Rei

Camila Rioga, Universidade Federal de São João del-Rei

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João del-Rei

Cássia Elisa Calsavara Gomes, Universidade Federal de São João del-Rei

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João del-Rei

Fernanda Luísa Rocha Lourenço , Universidade Federal de São João del-Rei

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João del-Rei

Gisleide Pereira Barbosa, Universidade Federal de São João del-Rei

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João del-Rei

Jeanne Cássia de Souza Santos, Universidade Federal de São João del-Rei

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João del-Rei

Lucas Alves Pereira , Universidade Federal de São João del-Rei

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João del-Rei

Iara Freitas Lopes, Universidade Federal de São João del-Rei

Coordenadora do PIBID/Ciências. Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal de São João del-Rei

Downloads

Publicado

2024-08-10

Como Citar

Machado, T. L. de S. S., Cintra, A. C. da S., Santos , B. L., Rioga, C., Gomes, C. E. C., Lourenço , F. L. R., Barbosa, G. P., Santos, J. C. de S., Pereira , L. A., & Lopes, I. F. (2024). O USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. Revista Territorium Terram, 7(Número Especial 1), 43–51. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5514