RELATO DE EXPERIÊNCIA COM USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS INCLUSIVOS EM UMA AULA DE CIÊNCIAS

Autores

Resumo

Atividades práticas são essenciais para contextualizar o conteúdo e tornar a aula mais atrativa, facilitando o aprendizado e despertando interesse dos alunos. No Colégio Estadual Governador Milton Campos, localizado na cidade de São João del-Rei / Minas Gerais, planejamos uma aula para o 6º ano, com a temática sobre histologia básica, utilizando como base o livro “Aprendendo com o cotidiano”, da Editora Moderna. Como metodologia utilizamos a prática de observação pelo microscópio e materiais táteis com Etileno Acetato de Vinila (EVA). A experiência foi positiva, promovendo aprendizado e socialização, mesmo para aqueles com necessidades especiais. A atividade mostrou que, mesmo em colégios com recursos limitados, é possível adaptar práticas inclusivas e significativas. A experiência reforçou a importância da socialização e das atividades práticas para promover aprendizado e inclusão, conectando os alunos aos conceitos científicos de forma tangível.

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Biografia do Autor

Gabriel Botelho Miranda Gomes , Universidade Federal de São João del-Rei

Graduando em Ciências Biológicas – Licenciatura, Universidade Federal de São João del-Rei

Melissa Moreira da Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduando em Ciências Biológicas – Licenciatura, Universidade Federal de São João del-Rei

Vandeir Geraldo dos Passos , Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais

Graduado em Ciências Biológicas, Professor de Educação Básica - Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais – SEE/MG

Ricardo Pereira Sepini, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de São João del-Rei

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Publicado

2024-08-10

Como Citar

Gomes , G. B. M., Silva, M. M. da, Passos , V. G. dos, & Sepini, R. P. (2024). RELATO DE EXPERIÊNCIA COM USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS INCLUSIVOS EM UMA AULA DE CIÊNCIAS. Revista Territorium Terram, 7(Número Especial 1), 52–58. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5515