DESAFIANDO PARADIGMAS

MUDANDO A PERSPECTIVA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM CRÍTICO SOBRE FUTEBOL E GÊNERO

Autores

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma ferramenta importante na formação de professores, oferecendo experiências que contribuem para uma carreira docente preparada para lidar com o ambiente escolar. A partir disso, o presente trabalho relata uma etapa do Programa que se passou numa escola da Rede Pública de São João del Rei, Minas Gerais, em que residentes do curso de Educação Física da UFSJ desenvolveram suas observações e intervenções com turmas de Ensino Médio. Durante o período de observações, foi levantada a problemática de uma educação física escolar não estruturada, sem elaboração metodológica nem perspectivas críticas. Com isso, a partir do contexto, os residentes decidiram intervir e realizar suas aulas com a temática Futebol e Gênero. Utilizando a abordagem crítico-emancipatória, buscaram conscientizar os alunos sobre a desigualdade de gênero no futebol e estimular a reflexão crítica sobre essa questão. As aulas envolveram vídeos, atividades com diferentes práticas pedagógicas dentro e fora da escola, permitindo que os alunos se tornassem protagonistas do processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rhânia Camile de Sousa Silva, Universidade Federal de São João del Rei

Graduanda em Educação Física – Licenciatura

Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) - Campus

Priscilla Kelly Figueiredo, Universidade Federal de São João del Rei

Professora Associada do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de São João del Rei. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG com período sanduíche na Université Paris XI com bolsa PDSE/CAPES. Mestre em Educação pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2024-08-10

Como Citar

Silva, R. C. de S., & Figueiredo, P. K. (2024). DESAFIANDO PARADIGMAS: MUDANDO A PERSPECTIVA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM CRÍTICO SOBRE FUTEBOL E GÊNERO. Revista Territorium Terram, 7(Número Especial 1), 59–70. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5516