RESSONÂNCIA, UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

Resumo

O presente trabalho propõe o ensino de ressonância para alunos do segundo ano do Ensino Médio com o intuito de que a aprendizagem seja significativa. Nessa conjuntura, os discentes não são incentivados a memorizar o conteúdo exposto, mas sim encontrar significado nele com a bagagem cognitiva que já trazem consigo. Fez-se uso de uma aula que combinou exposição teórica com definições e exemplos a respeito do conteúdo e um aparato para demonstração experimental do fenômeno da ressonância. Além disso, foi permitido que o circuito elétrico responsável pelo funcionamento do dispositivo pudesse ser observado de perto pelos alunos, enquanto explicava-se seu funcionamento. Depois, chamou-se aqueles que quisessem ajustar a frequência emitida como preferirem e observar os efeitos causados no sistema. Para atestar o funcionamento da abordagem, aplicou-se o mesmo questionário em dois momentos: o primeiro, que precedeu a atividade e era de caráter exploratório a fim de mostrar o conhecimento prévio dos alunos quanto ao assunto, e o segundo, que sucedeu a atividade, aplicado para evidenciar os resultados obtidos. A observação dos resultados revelou que, no primeiro questionário, os alunos associavam o fenômeno da ressonância com o exame de diagnóstico por ressonância magnética. Após a aplicação do segundo questionário, suas respostas ressaltaram que a questão que ficou mais esclarecida foi: “Onde se encontra a ressonância no cotidiano?”. Portanto, observou-se uma apreensão do viés mais concreto de ressonância, aquele observado de forma recorrente e simples, possibilitando uma aproximação dos discentes com essa parte da física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique de Abreu, Universidade Federal de São João del Rei

Licenciando em Física, Universidade Federal de São João del Rei - MG

Maria Clara de Oliveira, Universidade Federal de São João del Rei

Licencianda em Física, Universidade Federal de São João del Rei - MG

Bárbara Ferreira Arruda, Universidade Federal de São João del Rei

Licencianda em Física, Universidade Federal de São João del Rei - MG

Simoni Bessa Sandoval Nogueira, Escola Estadual Governador Milton Campos

Profa. Supervisora, Escola Estadual Governador Milton Campos - São João del Rei - MG

Cláudio de Oliveira, Universidade Federal de São João del Rei

Prof. Dr., Universidade Federal de São João del Rei - MG

Pablo Parmezani Munhoz, Universidade Federal de São João del Rei

Prof. Dr., Universidade Federal de São João del Rei - MG

Fernando Otávio Coelho, Universidade Federal de São João del Rei

Prof. Ms., Universidade Federal de São João del Rei - MG

Downloads

Publicado

2024-08-13

Como Citar

Abreu, P. H. de, Oliveira, M. C. de, Arruda, B. F., Nogueira, S. B. S., Oliveira, C. de, Munhoz, P. P., & Coelho, F. O. (2024). RESSONÂNCIA, UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista Territorium Terram, 7(Número Especial 1), 130–140. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5525