GEOTRÍVIA

PROPOSTA DE JOGO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

Resumo

O trabalho refere-se à discussão teórica e prática realizada no desenvolvimento e a aplicação do jogo no ensino de geografia, durante atividades desenvolvidas no PIBID.  O Jogo foi desenvolvido com base em autores que pesquisam o jogo como atividade lúdica e a possibilidade no ensino, a partir dos critérios faixa etária, tipo de jogo e relação social. O GeoTrívia é um jogo de perguntas e respostas que foi bem aceito pelos estudantes do sétimo ano. A experiência empírica confirmou a discussão teórica sobre o jogo como elemento motivador, dinâmico e lúdico entre os estudantes. Como resultado, confirmou-se o caráter cooperativo e competitivo de maneira saudável durante as aulas de geografia. O jogo mostrou também as dificuldades dos estudantes com os temas abordados durante o jogo como uma prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Victor Rocha Guilarduci, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduando do Curso de Geografia e bolsista do PIBID - Universidade Federal de São João del-Rei

Higor Henrique Fonseca Figueiredo, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduando do Curso de Geografia e bolsista do PIBID - Universidade Federal de São João del-Rei

Érica Cristina Nogueira dos Santos , Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Professora da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – E. E. Professor Iago Pimentel

Carla Juscélia de Oliveira Souza, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geociências da Universidade Federal de São João del-Rei

Downloads

Publicado

2024-08-13

Como Citar

Guilarduci, P. V. R., Figueiredo, H. H. F., Santos , Érica C. N. dos, & Souza, C. J. de O. (2024). GEOTRÍVIA: PROPOSTA DE JOGO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA . Revista Territorium Terram, 7(Número Especial 1), 141–152. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5526