POLÍTICA E JUVENTUDE

AÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Autores

Resumo

O presente artigo apresentará e discutirá a experiência pedagógica dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) das pibidianas Gabriela Maia, Maria Alice Machado e Nicolly Prince do curso de História, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São João del-Rei. O Projeto de Trabalho que nosso grupo desenvolveu, dentro do subprojeto de História, junto aos alunos da escola tem como tema a relação entre a política, o bairro e a juventude do bairro, por isso, leva o título “Juventude, Memória e Política: o Tijuco que eu quero”. Num primeiro momento será discutida a importância do Pibid na formação dos bolsistas como futuros professores do ensino básico, que pretende atender as demandas sociais, culturais, políticas, econômicas de seus alunos, ajustar sua vivência no ambiente escolar com pesquisas e discussões da academia e levar à UFSJ o que foi visto, discutido, debatido, aprendido e ouvido nas escolas, bem como aproximar a Universidade da Escola, sobretudo a partir do ensino e da pesquisa ocorrendo concomitantemente. A pesquisa acadêmica pode contribuir para que a teoria da educação e sua prática sempre se renovem e adaptem. Num segundo momento, será relatada como foi a experiência das pibidianas com o público-alvo escolhido para o desenvolvimento desse Projeto, os alunos do terceiro ano do ensino médio. Também serão pontuados seus objetivos em desenvolver a temática da importância da política na vida dos jovens estudantes, a começar por seu bairro - o Tijuco - tido como periférico e perigoso; as metodologias usadas na tentativa de propor aulas dinâmicas e atividades que façam dos alunos sujeitos principais na sala de aula; e o quadro teórico utilizado para embasar rigorosamente seus argumentos. E finalmente, o que foi possível apreender nessa experiência até aqui, o que ainda será realizado e quais as primeiras conclusões, impressões e aprendizados das graduandas na vivência do Pibid.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Gomes Tavares , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Educação Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC)

Gabriela Maia da Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduanda do curso de História-Licenciatura na Universidade Federal de São João del-Rei

Maria Alice Machado Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduanda do curso de História-Licenciatura na Universidade Federal de São João del-Rei

Nicolly Souza Fernandes Prince, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduanda do curso de História-Licenciatura na Universidade Federal de São João del-Rei

Downloads

Publicado

2024-08-13

Como Citar

Tavares , A. G., Silva, G. M. da, Silva, M. A. M., & Prince, N. S. F. (2024). POLÍTICA E JUVENTUDE: AÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA. Revista Territorium Terram, 7(Número Especial 1), 161–175. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5528