PBLL

UMA PROPOSTA INTEGRANDO DECOLONIALIDADE E PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUAS EM TEMPO DE AULAS REDUZIDAS PELO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever o projeto intitulado “Brazilian food gringos should know” (“Comida brasileira que os gringos devem conhecer”) realizado pelos alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Língua Inglesa da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A realização desse projeto foi, inicialmente, focada nos pilares da pedagogia de projeto construtivista Project Based Language Learning (Aprendizagem de Línguas Baseada em Projetos) (PBLL) (FAROUK, 2016; MATHEWS-AYDINLI, 2007; GUSLYAKOVA et al., 2021). Este trabalho apresenta a implementação e o desenvolvimento dessa abordagem, salientando as teorias sobre metodologias ativas (Morán, 2015; Masson et al., 2012) e decolonialidade (Haus & Albuquerque, 2020; Dulci & Malheiros, 2021; Palhares, 2012 Quijano, 2005), e destacando os resultados alcançados nas etapas possíveis, adaptadas às circunstâncias e ao perfil dos alunos. Durante o processo, os estudantes foram motivados a utilizarem a língua inglesa de maneira proativa, abordando questões sociais relevantes e criando um produto público em resposta a uma problemática, com um propósito produtivo, não apenas para a sala de aula mas também de interesse para a comunidade envolvida, no sentido de o produto final apresentar autenticidade e refletir a realidade do contexto em que essa comunidade se encontra inserida. Objetiva-se também destacar os resultados positivos deste projeto, como a participação e o envolvimento dos alunos, e da mesma forma, problematizar as várias questões enfrentadas ao longo do desenvolvimento dele, como a redução da carga horária do ensino de Inglês, a dificuldade em relação aos recursos tecnológicos e as diferentes realidades dos alunos, que tiveram forte influência nos resultados não tão satisfatórios, e as quais constituem fatores de reflexão para futuras abordagens em contextos semelhantes ao descrito neste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Rezende Menezes, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduada em Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas. Universidade Federal de São João del-Rei. Mestre em Literatura e Memória Cultural pela Universidade Federal de São João del-Rei. Doutora em Estudos Literários pelo Programa de pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Alan Geraldo Ank Vasconcelos Batista, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduando em Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas

Universidade Federal de São João del-Rei

Giovanna Cristina Moura, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduanda em Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas

Universidade Federal de São João del-Rei

Lara Fábea Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduanda em Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas

Universidade Federal de São João del-Rei

Thalisson da Silva Machado, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduando em Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas

Universidade Federal de São João del-Rei

Downloads

Publicado

2024-08-17

Como Citar

Menezes, R. R., Batista, A. G. A. V., Moura, G. C., Oliveira, L. F., & Machado, T. da S. (2024). PBLL: UMA PROPOSTA INTEGRANDO DECOLONIALIDADE E PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUAS EM TEMPO DE AULAS REDUZIDAS PELO NOVO ENSINO MÉDIO. Revista Territorium Terram, 7(Número Especial 1), 224–242. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5536