LEITURA FRUITIVA

EXPERIÊNCIAS EM TURMAS DE 2º ANO DA ESCOLA ESTADUAL AURELIANO PIMENTEL, SÃO JOÃO DEL-REI (MINAS GERAIS)

Autores

Resumo

O presente trabalho busca relatar como foi implementado o projeto de intervenção, focado na reaproximação dos alunos com a leitura, realizado nas turmas de 2º ano da Escola Estadual Aureliano Pimentel, no âmbito Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. O objetivo da pesquisa foi oferecer uma ampla variedade de materiais de leitura, para além do objeto livro, incentivando assim uma nova proximidade, bem-estar e identificação com a leitura. São apresentadas as atividades e os encontros realizados, em consonância com os preceitos de Paulo Freire, bem como são expostas as atividades e vivências realizadas junto as turmas. Foram observadas e analisadas cinco atividades desenvolvidas ao longo do projeto, conforme a concepção da leitura fruitiva. Constatou-se que, devido a intervenção, outras possibilidades de leitura foram apresentadas as crianças e que essas ações podem ter contribuído para seus processos de alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Ribeiro, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de São João del-Rei

Lucimara Aparecida Gomes Procópio, Universidade Federal de São João del-Rei.

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais

Especialista em Práticas de Letramento e Alfabetização pela Universidade Federal de São João del-Rei.

Ana Caroline de Almeida, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora Professora do curso de Pedagogia pela Universidade Federal de São João del-Rei

Downloads

Publicado

2024-08-18

Como Citar

Ribeiro, I., Procópio, L. A. G., & Almeida, A. C. de. (2024). LEITURA FRUITIVA: EXPERIÊNCIAS EM TURMAS DE 2º ANO DA ESCOLA ESTADUAL AURELIANO PIMENTEL, SÃO JOÃO DEL-REI (MINAS GERAIS). Revista Territorium Terram, 7(Número Especial 1), 303–312. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5543