QUÍMICA E SUSTENTABILIDADE

A PRÁTICA DE PAPEL RECICLÁVEL PARA O ENSINO DAS FORÇAS INTERMOLECULARES

Autores

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência vivenciado por licenciandos no contexto de um subprojeto da química da Residência Pedagógica. O trabalho traz a discussão de uma sequência didática planejada e aplicada na Escola Estadual Governador Milton Campos localizada em São João Del Rei, com o objetivo de contextualizar as interações intermoleculares com a produção de papel reciclado. As aulas foram conduzidas de forma investigativa, utilizando vídeos, questionários e atividades práticas. Os alunos participaram ativamente do processo, desde a separação dos papéis até a criação de cartazes conscientizadores sobre reciclagem e meio ambiente. A abordagem investigativa contribuiu para despertar o interesse dos alunos e facilitar a compreensão dos conceitos químicos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriely de Jesus Canton , Universidade Federal de São João del-Rei

Graduando em Licenciatura em Química na Universidade Federal de São João del-Rei

Mário Furtado de Andrade Neto, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduando em Licenciatura em Química na Universidade Federal de São João del-Rei

Leonardo Guedes , Universidade Federal de São João del-Rei

Graduando em Licenciatura em Química na Universidade Federal de São João del-Rei

Poliana Lima da Silva, Escola Estadual Governador Milton Campos

Professora de Química da educação básica na Escola Estadual Governador Milton Campos

Fernanda Luiza de Faria, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal de São João del-Rei

Downloads

Publicado

2024-08-18

Como Citar

Canton , G. de J., Andrade Neto, M. F. de, Guedes , L., Silva, P. L. da, & Faria, F. L. de. (2024). QUÍMICA E SUSTENTABILIDADE: A PRÁTICA DE PAPEL RECICLÁVEL PARA O ENSINO DAS FORÇAS INTERMOLECULARES. Revista Territorium Terram, 7(Número Especial 1), 354–365. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5547