ESTUDO DO RELEVO NO PARQUE ECOLÓGICO PONTE ALTA DO GAMA-DF COM ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL
Resumo
O artigo apresenta o processo teórico-metodológico da classificação do relevo brasileiro e discute a sua importância na compreensão desse elemento físico-natural na escala de análise local, considerando que os fenômenos ocorrem de forma contextualizada. Foca os componentes físico-natural do relevo do Parque Ecológico e Vivencial da Ponte Alta do Gama-DF, destacando sua importância como um lugar de vivência para os estudantes de uma escola pública da região. O objetivo do artigo é entender a importância dos elementos físico-naturais do Parque Ecológico e Vivencial Ponte Alta do Gama-DF, como objeto de estudo nas aulas de Geografia. O trabalho é de cunho qualitativo e teve como metodologia procedimentos bibliográficos e análise documental. O estudo se justifica por ter propiciado o desenvolvimento do pensamento geográfico com os estudantes, em que eles analisaram e interpretaram a dimensão espacial da realidade onde estão inseridos, selecionando-se como recorte o estudo do relevo, como componente físico-natural, conteúdo do currículo do 6º ano do Ensino Fundamental. Utilizando estratégias metodológicas significativas, permitiu-se interpretar os fenômenos remetidos ao relevo inter-relacionados aos demais componentes físico-naturais analisados nas dimensões das aprendizagens de cognição, emoção e contexto da vida cotidiana, conforme fundamentação teórica de análise para o pensamento geográfico no ambiente escolar. Concluiu-se, que o estudo do componente natural relevo por meio da análise do parque local, contribui para os estudantes serem mais participativos no processo de ensino e aprendizagem de Geografia, ampliando o conhecimento geográfico e o despertar da curiosidade em conhecer o espaço do parque. Também contribui para o estudante compreender melhor os processos geológicos, de formação do relevo em sua complexidade e entender dinâmica dos ecossistemas locais. O estudo do relevo e os demais componentes físicos-naturais do lugar de vivência dos estudantes é importante para a compreensão e preservação desses elementos e para a manutenção da vida terrestre.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.