Risco socioambiental no ensino de Geografia: proposta de prática educativa

Autores

  • Tereza Beatriz Oliveira Soares Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fernanda Cristina Resende Universidade Federal de São João del-Rei
  • Carla Juscélia de Oliveira Souza Universidade Federal de São João del-Rei

Palavras-chave:

Prática educativa, cidade, áreas de risco socioambiental.

Resumo

O ensino de Geografia compreende um processo importante para a interpretação de fenômenos sociais e naturais, os quais se encontram expressos no espaço geográfico e correspondem a elementos que possibilitam problematizar situações do cotidiano, como a formação de áreas de risco. O artigo apresenta uma proposta de prática educativa para o tema “cidade e área de risco socioambiental”, por meio de um estudo de caso no bairro São Dimas, na porção noroeste da cidade de São João del Rei, localizado próximo a estruturas e serviços urbanos do município. Esse local se configura como área de risco, por possuir situações de perigo com o processo de voçorocamento e a vulnerabilidade das pessoas que habitam o local. A combinação de fenômenos naturais, população e intervenção antrópica no bairro São Dimas motivou a escolha do local como objeto da realidade para a construção e interpretação dos conceitos de cidade, urbanização, especulação imobiliária, dinâmica da paisagem e riscos socioambientais. Na proposta educativa, os recursos didáticos maquete, fotografias e trabalho de campo são metodologias que consideram o conhecimento prévio dos alunos, estimulam a participação ativa e possibilitam a análise desses conceitos. A técnica de trabalho em grupo é utilizada para sistematização e troca de experiências e conhecimentos entre alunos. Nesse contexto de aprendizagem significativa a proposta didática é dividida em quatro momentos: prática social, problematização, instrumentalização e produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tereza Beatriz Oliveira Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Instituto de Geociências, Laboratório de Sensoriamento Remoto, Universidade Federal de Minas Gerais.

Fernanda Cristina Resende, Universidade Federal de São João del-Rei

Departamento de Geociências, Universidade Federal de São João del-Rei.

Carla Juscélia de Oliveira Souza, Universidade Federal de São João del-Rei

Departamento de GeociênciasUniversidade Federal de São João del-Rei.

Downloads

Publicado

2014-10-22

Como Citar

Soares, T. B. O., Resende, F. C., & Souza, C. J. de O. (2014). Risco socioambiental no ensino de Geografia: proposta de prática educativa. Revista Territorium Terram, 2(4), 24–38. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/792

Edição

Seção

ARTIGOS