A utilização do lúdico como estratégia de inovação no ensino da enfermagem

Jeane Barros de Souza, Liane Colliselli, Valéria Silvana Faganello Madureira

Resumo


Objetivo: compartilhar a experiência desenvolvida através de uma gincana teórica como estratégia de avaliação no processo ensino aprendizagem. Método: Os acadêmicos foram divididos em grupos, onde desenvolveram atividades previamente estabelecidas no início do semestre. No último dia de aula, os grupos apresentaram suas produções e participaram ativamente da gincana, com perguntas referentes aos conteúdos trabalhados e brincadeiras interativas. Resultados: Constatou-se a importância do lúdico no desenvolvimento e avaliação dos conteúdos, uma vez que possibilitou aos estudantes a participação ativa na construção do conhecimento, através do aprofundamento dos conteúdos, da reflexão e interação com os colegas da equipe. Conclusão: Considera-se relevante a utilização do lúdico como ferramenta didática no processo ensino aprendizagem, possibilitando ao estudante o protagonismo na construção do seu conhecimento.

Palavras-chave


Enfermagem; Aprendizagem baseada em problemas; Docentes; Avaliação educacional

Texto completo:

Port Eng


DOI: http://dx.doi.org/10.19175/recom.v7i0.1227

ISSN: 2236-6091

DOI:10.19175