Uso de dinâmica de grupo como estratégia de abordagem do tema liderança saudável

Autores

  • Raquel Gvozd Universidade Estadual de Londrina
  • Paloma de Souza Cavalcante Pissinati Universidade Estadual de Londrina
  • Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad Universidade Estadual de Londrina
  • Juliana Helena Montezeli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1262

Palavras-chave:

Liderança, Enfermagem, Educação de pós-graduação em enfermagem.

Resumo

Objetivo: descrever a utilização de uma dinâmica de grupo como estratégia de abordagem do tema liderança saudável entre enfermeiros pós-graduandos. Métodos: trata-se de um relato de experiência vivenciado durante a disciplina Desenvolvimento de Competências para a Liderança na Enfermagem, em um programa de pós-graduação em enfermagem de uma universidade estadual do norte do Paraná. Resultados: a utilização da estratégia da dinâmica de construção da árvore temática sobre liderança saudável, realizada com 12 enfermeiros pós-graduandos, favoreceu a reflexão sobre as características necessárias para um líder saudável e suas implicações no processo de trabalho. Além disso, permitiu estimulá-los a analisarem sua prática profissional e os motivarem para mudanças. Conclusão: evidenciou-se que o uso de metodologias ativas pode subsidiar a atuação de docentes e gestores na abordagem de temas gerenciais, pois permite superar a dimensão física da sala de aula e contribui para a reflexão na perspectiva da prática profissional dos participantes e, não somente, do ponto de vista teórico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Gvozd, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá-PR. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil.

Paloma de Souza Cavalcante Pissinati, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil. 

Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil.

Juliana Helena Montezeli, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá-PR. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-10-10

Como Citar

Gvozd, R., Pissinati, P. de S. C., Haddad, M. do C. F. L., & Montezeli, J. H. (2017). Uso de dinâmica de grupo como estratégia de abordagem do tema liderança saudável. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1262

Edição

Seção

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica