Construção e validação de manual sobre Burnout em professores

Liliane da Consolação Campos Ribeiro, Tatiana Cordeiro Oliveira, Samantha Aparecida Moreira, Fabiana Angélica de Paula

Resumo


Objetivo: Descrever o processo de construção e validação de um manual educativo sobre Burnout em professores. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica e descritiva, realizada em 2015, seguindo as etapas: levantamento bibliográfico, construção do manual, validação do conteúdo pelos juízes, adequação do manual, oficina de sensibilização sobre Burnout para os professores com a validação semântica, adequações no manual e impressão para distribuição. Participaram do estudo na validação de conteúdo, sete juízes e na validação semântica, sete professores do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de Diamantina, Minas Gerais. Resultados: Entre os peritos e o público alvo houve concordância mínima de 85,7. O índice de validade de conteúdo do manual educativo foi de 0,94. Conclusão: Esperamos que o manual teórico didático, considerado válido pelos especialistas e representantes do público alvo, seja utilizado pelos profissionais de educação e que possibilite a discussão da saúde ocupacional desta classe, proporcionando maior conhecimento, prevenção e controle da síndrome.


Palavras-chave


Este trabalho objetivou descrever o processo de construção e validação de um manual educativo sobre Burnout em professores. Trata-se de uma pesquisa metodológica e descritiva, realizada em 2015, seguindo as etapas: levantamento bibliográfico, construção d

Texto completo:

Port Eng


DOI: http://dx.doi.org/10.19175/recom.v7i0.1317

ISSN: 2236-6091

DOI:10.19175