Implicações da acreditação para a gestão do serviço hospitalar

Andreia Guerra Siman, Simone Graziele Silva Cunha, Marilane de Oliveira Fani Amaro, Maria José Menezes Brito

Resumo


Objetivo: analisar as implicações da acreditação hospitalar para a gestão do serviço. Métodos: estudo de caso com abordagem qualitativa, realizado com 12 gerentes de um hospital acreditado. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, com roteiro semiestruturado, e analisados pela Análise de Conteúdo. Resultados: foram identificadas repercussões positivas: padronização, organização do serviço, melhoria contínua, trabalho sistêmico e intersetorial. E negativas: cobrança para cumprir meta e alcançar resultados, estresse e sobrecarga de trabalho. Conclusão: A acreditação traz mudanças para a gestão do serviço, para os profissionais e para a prática gerencial. Os profissionais precisaram adquirir uma habilidade para conciliar interesses da instituição e dos profissionais. 


Palavras-chave


Acreditação; Gestão da qualidade; Administração de serviços de saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19175/recom.v7i0.1480

ISSN: 2236-6091

DOI:10.19175