Percepção de acadêmicos de enfermagem sobre a experiência das práticas de educação em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1603

Palavras-chave:

Enfermagem, Estudantes de enfermagem, Educação em saúde.

Resumo

Objetivo: compreender o significado da experiência das práticas de educação em saúde na perspectiva do estudante de graduação em enfermagem. Método: trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em setembro de 2014. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com 19 estudantes de enfermagem de instituições de ensino superior de Minas Gerais cujos depoimentos foram gravados e transcritos na íntegra. A análise das informações ocorreu por meio de Análise de Conteúdo. A amostra foi definida por saturação de depoimentos. Resultados: após a leitura e a análise dos depoimentos, foram identificadas as seguintes categorias: “Transmissão de conhecimento e mudança na realidade dos indivíduos”; “Atendendo às necessidades da população por meio do processo de enfermagem”; “Satisfação na experiência prática de educação em saúde: exercendo o conhecimento adquirido”; “Desmotivação dos alunos advinda do desinteresse da população: uma questão de valorização profissional”. Conclusão: o estudante de enfermagem entende a educação em saúde como um processo de aprendizado vivenciado na sua formação acadêmica que posteriormente poderá ser repassado por meio da sua prática no exercício profissional. Há uma necessidade de mudanças metodológicas capazes de formar profissionais com capacidade crítica e, consequentemente, esses irão incentivar usuários a desenvolver os próprios cuidados em saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Gonçalves da Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Silvonete Alves Araújo, Faculdades Unidas do Norte de Minas

Enfermeira pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE. Montes Claros (MG), Brasil.

Simone Antunes de Oliveira, Faculdades Unidas do Norte de Minas

Enfermeira pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE. Montes Claros (MG), Brasil.

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro, Mestrando em Saúde, Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM, Diamantina (MG), Brasil.

Tadeu Nunes Ferreira, Faculdades Unidas do Norte de Minas Hospital Universitário Clemente de Faria

Enfermeiro, Mestre em Tecnologia da Informação, Professor das Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE. Montes Claros (MG), Brasil.

Downloads

Publicado

2017-10-10

Como Citar

da Rocha, R. G., Araújo, S. A., de Oliveira, S. A., da Silva, P. L. N., & Ferreira, T. N. (2017). Percepção de acadêmicos de enfermagem sobre a experiência das práticas de educação em saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1603

Edição

Seção

Artigos Originais