Estratégias de ensino-aprendizagem com apoio de tecnologias para a formação interdisciplinar e integral em saúde

Flávia de Oliveira, Sueli Leiko Takamatsu Goyata, Marlene Das Graças Martins, Marcos de Abreu Nery, Carolina Costa Valcanti

Resumo


Objetivo: Descrever e avaliar o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem para a formação interdisciplinar e integral em saúde. Métodos: Pesquisa descritiva, do tipo qualitativa, de avaliação de um curso, com encontros presenciais e à distância pela plataforma Moodle, numa amostra de 20 estudantes de cinco cursos da área da saúde. Para análise, foram consideradas as fontes de dados de avaliação cognitiva do aluno, aplicação de questionário de avaliação e o grupo focal. Resultados: As ferramentas wiki e fórum auxiliam na formação interdisciplinar em saúde por permitirem a construção colaborativa do conhecimento entre diferentes categorias profissionais da área da saúde. Conclusão: As estratégias de ensino e de aprendizagem utilizadas neste estudo, por possibilitarem a construção do conhecimento colaborativo, demonstraram ser importantes ferramentas que podem auxiliar no processo de formação interdisciplinar e integral em saúde.

Palavras-chave


Tecnologia educacional; Assistência integral à saúde; Pesquisa interdisciplinar

Texto completo:

PORT ENG


DOI: http://dx.doi.org/10.19175/recom.v8i0.1612

ISSN: 2236-6091

DOI:10.19175