Biossegurança em salões de beleza: avaliação da estrutura e dispositivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1833

Palavras-chave:

Centros de embelezamento e estética, Podiatria, Exposição a agentes biológicos, Precauções universais

Resumo

Objetivo: avaliar a estrutura física, os dispositivos presentes em salões beleza e a dinâmica da limpeza/desinfecção de superfícies e mobiliários nesses estabelecimentos. Método: Trata-se de um estudo transversal, envolvendo 235 salões de beleza. Foram entrevistadas manicures/pedicures e observados a estrutura física dos salões e métodos de esterilização. Resultados: O tamanho médio dos salões foi de 67 m2 , sendo que 49% dispunham de sala exclusiva para manicures/pedicures; 2% não possuíam banheiro; 30% dispunham de uma única pia e, em 43% deles, havia um local próprio destinado à limpeza de artigos. O método de esterilização utilizado, predominantemente, foi o calor seco (61,7%), sendo que, em 35,3% dos casos havia autoclave e, em 33,2%, foi realizada a validação da esterilização pelo uso do indicador biológico. A limpeza de superfícies entre clientes foi referida por 2% dos estabelecimentos. Conclusão: A estrutura dos salões precisa ser revista, os espaços parecem não atender a demandas mínimas para as atividades desenvolvidas, com condições adequadas de funcionamento, o que aumenta o risco biológico, como a ausência de sanitários ou o compartilhamento de uma única pia para atividades distintas. Ações educativas e orientações seguras de funcionamento visando à segurança da saúde de profissionais e clientes são necessárias e emergenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Ladeira Garbaccio, Pontifícia Universidade Catolica de Minas Gerais

Odontologa e enfermeira. Docente da Puc Minas, departamento de Enfermagem. Mestre em Microbiologia, Doutora em Enfermagem, ambos pela UFMG. Especialista em Microbiologia e Enfermagem Gerontologica. Áreas de atuação: controle de infecção; microbiolgia; envelhecimento; saúde do trabalhador (riscos biológicos); epidemiologia.

Adriana Cristina de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

 Professora do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde (NEPIRCS/CNPq)

Downloads

Publicado

2018-06-05

Como Citar

Garbaccio, J. L., & de Oliveira, A. C. (2018). Biossegurança em salões de beleza: avaliação da estrutura e dispositivos. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1833

Edição

Seção

Artigos Originais