História da enfermagem brasileira (1950-2004): o que tem sido discutido na literatura?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1876

Palavras-chave:

Enfermagem, História da enfermagem, Educação em enfermagem.

Resumo

Objetivo: Analisar as produções científicas acerca da história e do ensino da enfermagem brasileira referentes ao período de 1950- 2004. Método: Revisão integrativa, em que a amostra final foi constituída por 18 artigos. Resultados: 22,2% dos estudos trabalham o progresso da educação em enfermagem no Brasil, ressaltando as contribuições das instituições de ensino e suas especificidades regionais em prol da valorização da identidade profissional e as modificações no ensino da graduação. 50% abordam percurso e fatores do ensino para o reconhecimento da profissão e a realização de pesquisas para a qualificação profissional. 27,8% discutem vida associativa na enfermagem, destacando a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), sua revista e seus eventos científicos. Conclusão: Verificam-se modificações na formação do enfermeiro, tendo em vista a conquista de maior cientificidade no ensino, corroboradas pela ABEn e repercussão dessas modificações na configuração identitária da categoria profissional.

Downloads

Biografia do Autor

Fernanda Batista Oliveira Santos, UFMG

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG. - (Professora Adjunta do curso de Enfermagem UNIFEMM.) - Belo Horizonte, MG - Brasil.

Fernanda Alves dos Santos Carregal, FAMINAS-BH

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Faculdade de Minas - Belo Horizonte, MG - Brasil.

Rafaela Dias Rodrigues, FAMINAS-BH

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Faculdade de Minas - Belo Horizonte, MG - Brasil.

Rita de Cássia Marques de Cássia Marques

Historiadora.Doutora em História pela UFF - (Professora associada da EEUFMG) - Departamento de Enfermagem Aplicada.Belo Horizonte, MG - Brasil.

Downloads

Publicado

05-06-2018

Como Citar

Santos, F. B. O., Carregal, F. A. dos S., Rodrigues, R. D., & Marques, R. de C. M. de C. (2018). História da enfermagem brasileira (1950-2004): o que tem sido discutido na literatura?. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1876

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura