Análise do autocuidado das pessoas estomizadas em um município do Centro-Oeste de Minas Gerais

Autores

  • Juliano Teixeira Moraes Universidade de Itaúna
  • Larisse Alves de Sousa Universidade de Itaúna
  • William Joaquim do Carmo Universidade de Itaúna

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.224

Palavras-chave:

Estomia, Autocuidado, Enfermagem.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi analisar o autocuidado realizado pelas pessoas colostomizadas cadastradas no Programa de Atenção ao Estomizado em Divinópolis-MG. Por meio de uma pesquisa de caráter qualitativo e transversal, foram selecionados 25 pessoas utilizando critérios de inclusão: adultos colostomizados, lúcidos e realizadores do próprio cuidado. A amostra foi fechada no 11°entrevistado devido saturação de dados sendo suspenso a entrada de novos participantes. A pesquisa foi realizada em domicilio no período de fevereiro a março de 2012, utilizando um questionário semiestruturado que abordava a situação socioeconômica, doença de base do estoma, cuidados e sua percepção do estoma, orientações e fatores psicossociais que podem dificultar a realização do autocuidado. As respostas após transcritas foram analisadas por meio de técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os estomizados entrevistados eram colostomizados devido a cânceres de cólon e reto, apresentam dificuldades em frequentar locais públicos devido falta de estrutura para atender um portador de estomia e pelos riscos ocasionados pela bolsa e seu efluente. Não se sentem excluídos apesar de haver dificuldades frente à relação sexual observando que a família e os profissionais de saúde exercem um papel importante no processo de reabilitação e reinserção deste individuo à sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Teixeira Moraes, Universidade de Itaúna

Professor e Coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Itaúna. Especialista em Estomaterapia, Mestre em Educação, Doutorando em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto.

Larisse Alves de Sousa, Universidade de Itaúna

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Itaúna

William Joaquim do Carmo, Universidade de Itaúna

Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Itaúna

Downloads

Publicado

2013-01-25

Como Citar

Moraes, J. T., Sousa, L. A. de, & do Carmo, W. J. (2013). Análise do autocuidado das pessoas estomizadas em um município do Centro-Oeste de Minas Gerais. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.224

Edição

Seção

Artigos Originais