Administração de conflitos: análise de percepções de enfermeiros gerentes

Autores

  • George Sobrinho Silva UFVJM
  • Bruno Gabriel Diniz
  • Vânia Das Graças Rosa

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.227

Palavras-chave:

Gerência, Atenção primária a saúde, Conflito (psicologia).

Resumo

O trabalho em saúde se da em ambientes de convívio social intenso o que os tornam propícios ao surgimento de conflitos. O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de enfermeiros em cargos de gerência de Unidades Básicas de Saúde (UBS) sobre a administração de conflitos. Consta de um estudo de caso qualitativo. A amostra de estudo foi composta por quatro enfermeiros gerentes de unidades de saúde do município de Divinópolis - MG. O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista semiestruturada e o tratamento dos dados se deu pelo método de análise temática de conteúdo proposto por Bardin. Dentre os principais resultados, destacam-se as causas dos conflitos e a atuação dos gerentes na administração dos mesmos, especialmente no que se refere às estratégias utilizadas e aos obstáculos encontrados. Conclui-se que existe a necessidade de maior atenção ao tema administração de conflitos, tanto por parte dos profissionais, como gerentes e gestores de sistemas de saúde, haja visto sua importância e sua capacidade de influir no desempenho do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Sobrinho Silva, UFVJM

Mestre em Enfermagem. Professor Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Bruno Gabriel Diniz

Enfermeiro graduado pela Fundação Educacional de Divinópolis/ Funed MG.

Vânia Das Graças Rosa

Enfermeiro graduado pela Fundação Educacional de Divinópolis/ Funed MG.

Downloads

Publicado

2013-01-25

Como Citar

Silva, G. S., Diniz, B. G., & Rosa, V. D. G. (2013). Administração de conflitos: análise de percepções de enfermeiros gerentes. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.227

Edição

Seção

Artigos Originais