Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: em busca de diálogo entre saberes no campo da saúde pública

Autores

  • Fátima Ferreira Roquete Escola de Enfermagem da Universidade Federal de MG
  • Maria Marta Amâncio Amorim Escola de Enfermagem da Universidade Federal de MG
  • Simone de Pinho Barbosa Escola de Enfermagem da Universidade Federal de MG
  • Danielle Cristina Moreira de Souza Escola de Enfermagem da Universidade Federal de MG
  • Daclé Vilma Carvalho Escola de Enfermagem da Universidade Federal de MG

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.245

Palavras-chave:

Saúde Pública, Conhecimento, Domínios Científicos

Resumo

Na contemporaneidade, não se pode considerar somente um nível de realidade e, no âmbito da saúde pública, a fusão de conhecimentos das diversas áreas que o compõem se faz cada vez mais necessária como forma de se lidar com a complexidade inerente a esse campo. As experiências multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares apresentam como principal característica comum a aproximação de diferentes disciplinas para a solução de problemas específicos, como é o caso da saúde pública. Nessa lógica de pensamento, cabe salientar a necessidade de se discutir cada vez mais as modalidades do conhecimento inerentes à área. O objetivo do presente estudo é refletir, à luz de literatura especializada, os conceitos da multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, assim como os desdobramentos relacionados à história, aos aspectos e às características da aplicabilidade desses conceitos no campo da saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Ferreira Roquete, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de MG

Mestre em Administração / Organizações e Recursos Humanos (CEPEAD/FACE/UFMG). Doutoranda em Enfermagem (Escola de Enfermagem/ UFMG). Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Maria Marta Amâncio Amorim, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de MG

Mestre em Ciência de Alimentos (FAFAR/UFMG). Doutora em Enfermagem (Escola de Enfermagem/UFMG). Pesquisadora da Escola de Enfermagem da UFMG. Professora da Pós Graduação do Centro Universitário UNA. 

Simone de Pinho Barbosa, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de MG

Enfermeira. Mestre em Saúde da Família (UNESA/RJ). Doutoranda em Enfermagem (Escola de Enfermagem/UFMG). 

Danielle Cristina Moreira de Souza, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de MG

Graduanda em Gestão de Serviços de Saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista Voluntária de Iniciação Científica. 

Daclé Vilma Carvalho, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de MG

Professora Associada do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2013-01-25

Como Citar

Roquete, F. F., Amorim, M. M. A., Barbosa, S. de P., Souza, D. C. M. de, & Carvalho, D. V. (2013). Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: em busca de diálogo entre saberes no campo da saúde pública. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.245

Edição

Seção

Reflexão Teórica