Experiências pedagógicas vivenciadas na disciplina Competências e Habilidades para Gestão de Pessoas nas Organizações de Saúde

Carla Aparecida Spagnol, Amanda Nathale Soares, Belisa Vieira Silveira

Resumo


Trata-se de um relato de experiência que objetiva relatar a experiência pedagógica vivenciada pelos alunos e pela docente durante a disciplina optativa “Competências e Habilidades para a Gestão de Pessoas nas Organizações de Saúde”, oferecida aos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Diante da complexidade dos conteúdos e da necessidade de aproximar os futuros enfermeiros com o contexto de trabalho, adotou-se o modelo de Educação de Laboratório como referencial metodológico para abordagem das temáticas, com a utilização de oficina, esquete, dinâmica de grupo e elaboração de texto no formato científico como estratégias pedagógicas. Essas estratégias possibilitaram a reflexão sobre a importância das habilidades relacionais na atuação do enfermeiro, sobretudo, a observação, a escuta e a comunicação, abordadas na disciplina. Além disso, as estratégias favoreceram a sensibilização quanto à importância dos cinco sentidos e das habilidades relacionais para a qualidade das relações interpessoais, a análise mais aprofundada das situações vivenciadas pelos enfermeiros em sua atuação profissional e a realização de pesquisas científicas. A utilização de estratégias pedagógicas inovadoras, baseadas no aprendizado teórico-vivencial, desperta no discente o interesse e o envolvimento no seu próprio aprendizado e em sua formação profissional.


Palavras-chave


Competência; Gestão de pessoal em saúde; Educação em enfermagem; Capacitação de recursos humanos em saúde.

Texto completo:

Sem título () PDF


DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.246

ISSN: 2236-6091

DOI:10.19175