A influência da situação conjugal no suporte social em pessoas infectadas pelo HIV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2485

Palavras-chave:

HIV, Apoio Social, Estado Conjugal, Adesão à Medicação, Adulto

Resumo

Objetivo: Avaliar a influência da situação conjugal no suporte social percebido por pessoas infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Método: Estudo de delineamento transversal, realizado com 179 participantes. Para coleta de dados, utilizou-se a Escala de Suporte Social para pessoas infectadas pelo HIV. Como variável dependente, o suporte social percebido, e como variáveis independentes, as características sociais, demográficas e clínicas. Realizada análise descritiva das variáveis, Teste de Jonckheere-Terpstra e regressão logística. Resultados: Conviver com esposo(a) ou companheiro(a) é fator de proteção quando comparado a ser solteiro(a) ou separado(a), divorciado(a) ou viúvo(a), de forma que a chance de proteção é de 8,84 vezes (IC: 3,43 – 14,25) para o suporte social geral, 5,54 vezes (IC: 2,54 – 8,54) para suporte social emocional, e 4,31 vezes (IC: 0,97 - 7,65) para suporte social instrumental. Conclusão: Ter companheiro(a) é fator de proteção para manutenção do suporte social. Essa avaliação contribui para identificar dificuldades na adesão ao tratamento antirretroviral e elaborar estratégias de enfrentamento da doença e manutenção de comportamentos favoráveis à adesão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stela Maris de Mello Padoin, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Maressa Claudia de Marchi, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Enfermeira Intensivista da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Wendel Mombaque dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Enfermeiro do Trabalho da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Jacqueline Silveira de Quadros, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira Obstétra. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Tassiane Ferreira Langendorf, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Pós-Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Cristiane Cardoso de Paula, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Enfermagem. Professora no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail:  cris_depaula1@hotmail.com

Downloads

Publicado

2018-07-16

Como Citar

Padoin, S. M. de M., Marchi, M. C. de, Santos, W. M. dos, Quadros, J. S. de, Langendorf, T. F., & Paula, C. C. de. (2018). A influência da situação conjugal no suporte social em pessoas infectadas pelo HIV. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2485

Edição

Seção

Artigos Originais