A experiência da mulher hospitalizada com o recém-nascido na unidade de terapia intensiva neonatal

Autores

  • Ludimila Laranjeiras Barros Rocha Hospital Sofia Feldman http://orcid.org/0000-0002-2250-5910
  • Erika da Silva Dittz Hospital Sofia Feldman
  • Elysangela Dittz Duarte Universidade Federal de Minas Gerais
  • Patricia Rodrigues da Costa Hospital Sofia Feldman

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2589

Palavras-chave:

Saúde materna, Recém-nascido, Unidades de terapia intensiva neonatal, Relações mãe-filho, Poder familiar

Resumo

Objetivo: Conhecer a experiência das puérperas de risco, hospitalizadas com o filho recém-nascido internado na unidade de terapia intensiva neonatal. Método: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Participaram do estudo nove puérperas de risco, hospitalizadas. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada e observação participante, analisadas conforme referencial da Análise de Conteúdo. Resultados: Emergiram 3 categorias temáticas: as relações estabelecidas durante a hospitalização; a rede de apoio tecida pela puérpera de risco; os desafios enfrentados pela puérpera de risco. Conclusão: Durante o processo de internação da puérpera de risco e do seu recém-nascido, essa enfrenta desafios que abrangem a lida com as mudanças de percurso do parto, do nascimento e da construção da sua maternidade, impostas pela sua condição clínica e do seu recém-nascido. O estudo aponta a necessidade de construção e fortalecimento de ações de cuidado voltadas ao bem-estar da puérpera de risco, hospitalizada e com o filho recém-nascido internado na unidade de terapia intensiva neonatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludimila Laranjeiras Barros Rocha, Hospital Sofia Feldman

Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Especialista em Neonatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (2014). Mestranda em Cuidar em Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é da Fundação de Assistência Integral à Saúde/Hospital Sofia Feldman especializado na assistência à mulher e ao recém-nascido.

Erika da Silva Dittz, Hospital Sofia Feldman

Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), especialização em Neuropsicologia pela FUMEC (2003), mestrado (2006), doutorado (2009) em Ciências da Saúde e pós-doutorado (2016) em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é da Fundação de Assistência Integral à Saúde/Hospital Sofia Feldman especializado na assistência à mulher e ao recém-nascido.

Elysangela Dittz Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), graduação em Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Saúde da Criança e do adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), estudo Pós-doutoral na School of Nursing/UNC-Chapel Hill (2015-2016). Atualmente é subchefe do departamento de enfermagem materno infantil e saúde pública da UFMG.

Patricia Rodrigues da Costa, Hospital Sofia Feldman

Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), especialização em Neonatologia pela Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte (2011) e especialização em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Terapeuta Ocupacional da Fundação de Assistência Integral à Saúde/Hospital Sofia Feldman especializado na assistência à mulher e ao recém-nascido.

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Rocha, L. L. B., Dittz, E. da S., Duarte, E. D., & da Costa, P. R. (2018). A experiência da mulher hospitalizada com o recém-nascido na unidade de terapia intensiva neonatal. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2589

Edição

Seção

Artigos Originais