Perfil dos atendimentos a pacientes oncológicos em uma unidade de pronto atendimento
Resumo
Objetivo: descrever o perfil dos atendimentos realizados a pacientes oncológicos admitidos na unidade de pronto atendimento de um hospital de grande porte. Métodos: estudo descritivo, quantitativo que avaliou 315 prontuários de pacientes oncológicos, com idade maior ou igual a 18 anos, submetidos a classificação de risco em um pronto atendimento. Os dados foram coletados em prontuários eletrônicos e submetidos à análise estatística descritiva. Resultados: predominou o sexo feminino (55,9%), mediana da idade de 62 anos e o câncer de mama feminino foi o tipo de câncer mais frequente (20,9%). A queixa principal foi dor (36,2%), a maioria dos pacientes foi classificada como pouco urgente/verde (54%), seguido de urgente/amarelo (41,6%). A conduta mais frequente foi a administração de medicamentos (64,1%) e 70,9% recebeu alta para o domicílio. Conclusão: observou-se a necessidade de investimentos em tratamentos alternativos para o manejo da dor em pacientes oncológicos e melhorias nos registros dos prontuários visando uma avaliação mais precisa e eficaz dos atendimentos.
Palavras-chave
Oncologia; Serviços médicos de emergência; Emergências; Triagem; Enfermagem.
DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2595
ISSN: 2236-6091
DOI:10.19175