O processo de ensinar competências para promoção da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2611

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Educação baseada em competências, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar as posturas pedagógicas e estratégias de ensino utilizadas para abordagem das competências para promoção da saúde na formação de enfermeiros. Método: Estudo de caso, ancorado na dialética. Resultados: O currículo apresenta estratégias pedagógicas diferenciadas que podem funcionar como dispositivo para o desenvolvimento de competências para a promoção da saúde mediante uma educação multidimensional transformadora. Foram citadas: aulas teórico-práticas, construção de perguntas ou questões sobre textos, estudos dirigidos, narrativa, plenária orientada, jogos e aplicativos para celular e computador, dramatização, oficinas, estudos de caso, seminário integrado, projetos de extensão e pesquisa, ligas acadêmicas. A imersão na prática favorece o aprender a fazer, fazendo, o contato com o contexto de saúde da população e com a realidade da vida profissional. A Prática de Integração Ensino-serviço-comunidade e o estágio supervisionado aproximam o estudante do professor, integram o conhecimento e facilitam a aprendizagem prática e reflexiva. Conclusão: Os dispositivos da articulação teoria-prática podem perder a sua função precípua se não houver um direcionamento adequado durante as atividades práticas. Não basta alterar o formato do plano pedagógico e dos mecanismos de ensino, é imperativo mudar a essência do processo de ensino-aprendizagem, aproximando-o da real integração com a prática profissional crítica, dinâmica e socialmente contextualizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Netto, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ, Divinópolis, MG - Brasil

Kênia Lara Silva, UFMG

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, MG - Brasil

Marília dos Santos Rua, Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro – ESSUA

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro – ESSUA, Aveiro - Portugal

Roseni Rosângela de Sena (in memorian), UFMG

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Emérita da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, MG - Brasil. (in memoriam)

Downloads

Publicado

2018-07-30

Como Citar

Netto, L., Silva, K. L., Rua, M. dos S., & Sena (in memorian), R. R. de. (2018). O processo de ensinar competências para promoção da saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2611

Edição

Seção

Artigos Originais