Estresse no cotidiano de graduandos de enfermagem de um instituto federal de ensino
Resumo
Objetivos: identificar os níveis de estresse e caracterizar a sintomatologia entre discentes de graduação em enfermagem de um
Instituto Federal de Ensino. Método: Estudo descritivo transversal cuja coleta de dados ocorreu por meio da aplicação do
Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp e de um questionário sociodemográfico elaborado pelos pesquisadores. Os resultados
foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: A análise evidenciou que 73,7% dos alunos apresentavam algum
nível de estresse, com destaque para sintomas na fase de resistência. Os sintomas predominaram entre acadêmicos
autodeclarados pardos (80,0%), provenientes de escolas públicas (74,3%), não cotistas (74,1%), repetentes (83,3%) e entre
acadêmicos que não trabalham formalmente (73,8%). O desfecho foi associado às variáveis independentes: tipo de cota (p =
0,019), período letivo (p = 0,003) e uso de medicamentos (p = 0,04). Quanto à sintomatologia apresentada, predominaram os
sintomas de caráter psicológico, apresentados por 50% da amostra. Conclusão: todos os períodos do curso avaliado apresentaram
estresse em nível variado o que merece a atenção por parte da instituição e do corpo docente no sentido de rever as metodologias
adotadas, bem como propor ações que visem o bem-estar e o desempenho acadêmico.
Instituto Federal de Ensino. Método: Estudo descritivo transversal cuja coleta de dados ocorreu por meio da aplicação do
Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp e de um questionário sociodemográfico elaborado pelos pesquisadores. Os resultados
foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: A análise evidenciou que 73,7% dos alunos apresentavam algum
nível de estresse, com destaque para sintomas na fase de resistência. Os sintomas predominaram entre acadêmicos
autodeclarados pardos (80,0%), provenientes de escolas públicas (74,3%), não cotistas (74,1%), repetentes (83,3%) e entre
acadêmicos que não trabalham formalmente (73,8%). O desfecho foi associado às variáveis independentes: tipo de cota (p =
0,019), período letivo (p = 0,003) e uso de medicamentos (p = 0,04). Quanto à sintomatologia apresentada, predominaram os
sintomas de caráter psicológico, apresentados por 50% da amostra. Conclusão: todos os períodos do curso avaliado apresentaram
estresse em nível variado o que merece a atenção por parte da instituição e do corpo docente no sentido de rever as metodologias
adotadas, bem como propor ações que visem o bem-estar e o desempenho acadêmico.
Palavras-chave
Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Estresse Psicológico; Saúde Mental.
DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2738
ISSN: 2236-6091
DOI:10.19175