Tecnologias educativas gerontogeriátricas nas diferentes temáticas de saúde: uma revisão integrativa

Embert Luan Correa Pereira, Gabriel Zanin Sanguino, Tamiris Sales Ronchi, Giselle Fernanda Previato, André Estevam Jaques, Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera

Resumo


Objetivo: Analisar as tecnologias educativas em saúde desenvolvidas para a população idosa brasileira nas diferentes temáticas. Método: Revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados Lilacs, BdEnf, MEDLINE, Web of Science e Scopus, com os descritores: tecnologia educacional e saúde do idoso. A revisão foi norteada pela seguinte questão: “Quais tecnologias educativas em saúde têm sido utilizadas para a população idosa brasileira, nas diferentes temáticas?” Resultados: Foram selecionados sete artigos, e emergiram três categorias temáticas: 1) Tecnologias educacionais utilizadas na educação em saúde com idosos brasileiros; 2) Temáticas utilizadas nas tecnologias educacionais na educação em saúde com idosos brasileiros; 3) Impactos das tecnologias educacionais na educação em saúde com idosos brasileiros. Conclusão: Observou-se que a temática é minimamente abordada, demonstrado pelo baixo número de artigos encontrados. É importante que as tecnologias educativas sejam amplamente discutidas, visto que esse instrumento facilita a interação entre profissionais e usuários dos serviços de saúde.

Palavras-chave


Saúde do idoso; Tecnologia educacional; Educação em saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19175/recom.v9i0.2768

ISSN: 2236-6091

DOI:10.19175