Distribuição espacial dos casos de transtornos mentais em Minas Gerais, Brasil

Autores

  • Murilo César do Nascimento Universidade Federal de Alfenas
  • Eliane Oliveira Moreira Alves Prefeitura de São João da Mata-MG
  • Maria Inêz Barbosa Braga Bergamo Universidade Federal de Alfenas
  • Antonio Luiz Rodrigues-Júnior Universidade de São Paulo
  • Flávia de Oliveira Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.333

Palavras-chave:

Epidemiologia, Distribuição Espacial da População, Saúde Mental.

Resumo

O artigo visa descrever a distribuição espacial dos casos de Transtornos Mentais atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial de Alfenas-MG. Estudo seccional, caracterizado por levantamento dos dados de prontuários entre março e agosto de 2010, e análise espacial, para estimar a densidade de casos pela área urbana. Observou-se que a maioria dos usuários teve atendimento não-intensivo; idade entre 30 e 39 anos; sexo feminino; acolhimento no ano de 2009; frequência ao serviço de 2 a 4 anos; e transtornos categorizados como Psicoses. Destacou-se uma distribuição espacial de casos menor nos extremos das regiões sul e noroeste; e evidente aglomeração na região centro-oeste da área urbana. Curiosamente, os bairros com maior densidade de usuários coincidiram com as áreas adstritas da Estratégia de Saúde da Família; e os serviços de saúde mental do Município não estão dispostos em locais com concentrações expressivas de casos. Conclui-se que as residências dos usuários apresentaram distribuição espacial heterogênea pelo município, com maior densidade de casos no bairro Aparecida. É provável que essas características estejam associadas às desigualdades socioeconômicas do território e também às diferenças na detecção/encaminhamento de casos entre as áreas cobertas e as não assistidas pela Estratégia Saúde da Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo César do Nascimento, Universidade Federal de Alfenas

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG (2007). Mestre e Doutorando em Saúde na Comunidade pelo Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, USP. Docente do Curso de Medicina da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG, nas áreas de Epidemiologia e Saúde Coletiva.

Eliane Oliveira Moreira Alves, Prefeitura de São João da Mata-MG

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (2008), pós-graduação em Gestão Pública em Serviços de Saúde pela Faculdades Integradas Jacarepaguá (2010), pós-graduação em Enfermagem Obstétrica e Neonatologia pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (2012). Foi professora substituta da Universidade Federal de Alfenas e tutora do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde em Minas Gerais (2009-2010). Atualmente, atua como Enfermeira da Unidade Básica de Saúde São João da Mata.

Maria Inêz Barbosa Braga Bergamo, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Enfermagem Geral pela Universidade Federal de Alfenas (1979) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Professora aposentada pela Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Coletiva e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: sistematização da assistência, tratamento de lesões de membros inferiores , saúde ambiental na enfermagem.

Antonio Luiz Rodrigues-Júnior, Universidade de São Paulo

GRADUAÇÃO em Odontologia, pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba, UNICAMP; ESPECIALIZAÇÃO em Saúde Pública, pela CEDAS-São Camilo, e Geoprocessamento, pela UFSCar; MESTRADO em Estatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz, USP; DOUTORADO em Saúde Pública/Epidemiologia pela Faculdade de Saúde Pública, USP; LIVRE-DOCÊNCIA em Geoepidemiologia, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP. Atualmente sou Professor Associado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP, na área de Epidemiologia, junto ao Departamento de Medicina Social, e participo do curso de graduação em Direito.

Flávia de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) no ano de 2007. Especialista em Gerontologia (UNIFAL-MG) e Formação Pedagógica (UFMG). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG. Atuou como Professora substituta na UNIFAL-MG na disciplina de Enfermagem médico-cirúrgica, e posteriormente em Políticas Públicas de Saúde e Atenção Básica. Supervisionou estágio na UNIFENAS no setor de Clínica Médica e Pronto Atendimento. Atualmente é tutora do Curso de Especialização em Atenção Básica e Saúde da Família oferecido pela UFMG/UNIFAL-MG. Atua na área de saúde do idoso, saúde pública e saúde mental.

Downloads

Publicado

2013-10-24

Como Citar

Nascimento, M. C. do, Alves, E. O. M., Bergamo, M. I. B. B., Rodrigues-Júnior, A. L., & Oliveira, F. de. (2013). Distribuição espacial dos casos de transtornos mentais em Minas Gerais, Brasil. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.333

Edição

Seção

Artigos Originais