Ação da acupuntura no sintoma de fogachos em mulheres após câncer de mama: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3673

Palavras-chave:

Acupuntura, Câncer de Mama, Fogachos.

Resumo

Objetivo: Investigar evidências, na literatura, acerca da ação da acupuntura no sintoma de fogachos em mulheres, após câncer de mama e estabelecer um protocolo para o tratamento dessa condição. Método: Revisão integrativa, conduzida em agosto de 2019. Utilizaram-se bases de dados nacionais e internacionais. Resultados: Foram encontradas 288 pesquisas e 11 foram incluídas no estudo. A acupuntura demonstrou resultados positivos sobre os sintomas de fogachos. Não há padronização no tratamento, porém um possível protocolo foi proposto: realização da acupuntura sistêmica ou eletroacupuntura nos acupontos Baço 6, Fígado 3, Rim 3, Circulação sexo 6, Vaso concepção 4, Bexiga 23 e Vaso Governador 20, agulhas sistêmicas que devem ser manipuladas até obter a sensação De qi, 10 sessões, uma ou duas vezes por semana, com retenção das agulhas nos acupontos em aproximadamente 25 minutos. Conclusão: a acupuntura parece ser uma intervenção efetiva para o tratamento e controle dos fogachos em mulheres, após câncer de mama e consiste em uma opção terapêutica a qual o enfermeiro pode executar de maneira autônoma e independente em todos os níveis de atenção. Torna-se necessária a realização de ensaios clínicos randomizados com a utilização do protocolo proposto a fim de validá-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nazir Felippe Gomes, Instituto de Ciências da Saúde/Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagens - INCISA/IMAM, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Castelo Branco (1992). Mestre em Patologia Geral pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) . Experiência nas áreas de Fisioterapia em Oncologia da mama e distúrbios linfáticos, fisioterapia respiratória em terapia intensiva neonatal, pediátrica e adulto. Atuando desde 2000 com atividade docente em graduação, aperfeiçoamanto profissional e pós-graduação na àrea de oncologia. Atua também em consultório desde 1993, na área de Fisioterapia Oncológica. Além disso, diretor clínico da NF Fisioterapia e Coordenador do serviço de Fisioterapia Oncológica do Hospital Mater Dei.

Bianca Bacelar de Assis, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, linha de pesquisa: Cuidar em Saúde e Enfermagem. Possui graduação em Enfermagem (2011); Residência em Enfermagem Obstétrica (2015) e Mestrado em Enfermagem (2018) pela Universidade Federal de Alfenas. Atua principalmente nas seguintes áreas: Práticas Integrativas e Complementares - Auriculoterapia; Ansiedade, depressão e estresse; Diabetes Mellitus; Assistência à mulher, família e recém-nascido no ciclo gravídico-puerperal.

Caroline de Castro Moura, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), linha de pesquisa: Cuidar em Saúde e em Enfermagem (2017/2019). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UNIFAL/MG (2015/2016). Especialista em Acupuntura Sistêmica (2016). Especialista em Enfermagem do Trabalho (2015). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG) (2014).

Cissa Azevedo, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de São João del Rei - Campus Centro Oeste Dona Lindu (2009 - 2013). Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei/ CCO (2014 - 2015). Atualmente, é Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (2016- 2020) - Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialização em Acupuntura e Eletroacupuntura pelo Colégio Brasileiro de Acupuntura e Terapias Tradicionais (CBA - ABACO) (2018 - 2020).

Joloano Nasser Raydan Viana, Instituto de Ciências da Saúde/Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagens - INCISA/IMAM, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2002). Pós graduado em acupuntura pela Faculdade INCISA/IMAM (ano). Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Faculdade UNI-BH. Professor do curso de pós graduação lato sensu em acupuntura, coordenador de estágio e orientador das práticas ambulatoriais em acupuntura do Instituto Superior de Ciências da Saúde desde 2006. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva.

Tânia Couto Machado Chianca, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Enfermagem e Obstetricia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1980), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1997). Fez o Pós-Doutorado no Center for Nursing Classification do College of Nursing-The University of Iowa entre 2001 e 2002. Foi Vice Diretora da EEUFMG-Gestão 2002-2006. Foi subcoordenadora (2008-2010) e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da EEUFMG 2010-2011. Orientador em nível de Mestrado e Doutorado. Atualmente é professor Titular do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

Gomes, N. F., de Assis, B. B., Moura, C. de C., Azevedo, C., Viana, J. N. R., & Chianca, T. C. M. (2020). Ação da acupuntura no sintoma de fogachos em mulheres após câncer de mama: revisão integrativa. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3673

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura