Ano internacional da enfermagem: dos 200 anos de Florence Nightingale à pandemia por COVID-19

Autores

  • Olga Maria Pimenta Lopes Ribeiro Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS)
  • Cintia Silva Fassarella Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem, Departamento Médico Cirúrgico e Universidade do Grande Rio – Prof. José de Souza Herdy.
  • Letícia de Lima Trindade Universidade do Estado de Santa Catarina, Departamento de Enfermagem
  • Aline Affonso Luna Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Departamento Médico Cirúrgico.
  • João Miguel Almeida Ventura da Silva Centro Hospitalar Universitário São João

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3725

Palavras-chave:

Enfermagem, História da Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Enfermeiras e Enfermeiros, Pandemias.

Resumo

Objetivo: refletir sobre o 200º aniversário do nascimento de Florence Nightingale e a pandemia pela COVID-19, no Ano Internacional da Enfermagem. Método: estudo teórico-reflexivo, elaborado, em abril de 2020, a partir da literatura e experiência dos autores. Resultados: naquele que foi instituído como o Ano Internacional da Enfermagem, a Humanidade depara-se com a pandemia relacionada à infecção por coronavírus, cuja prevenção e tratamento impõem o resgate aos principais pressupostos de Florence Nightingale. O ano 2020 é, sem dúvida, o ano dos profissionais de enfermagem que, na linha da frente, têm dado uma contribuição vital para combater a COVID-19. E a verdade é que, perante essa calamidade, os profissionais de enfermagem têm mostrado ao mundo o que fazem, dando evidência aos governos de que as suas repetidas reivindicações eram e são, mais que justas. Considerações finais: o ano de homenagem a Florence Nightingale mostrou ao mundo que, além do desenvolvimento tecnológico e técnico-científico, é crucial investir nas condições de trabalho dos profissionais de saúde, em especial dos profissionais de enfermagem, que no dia a dia, bem como frente às pandemias, de que é exemplo atual a COVID-19, priorizam seu exercício profissional em prol da recuperação dos doentes e da promoção da saúde global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olga Maria Pimenta Lopes Ribeiro, Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS)

Olga Maria Pimenta Lopes Ribeiro. Enfermeira. Doutora em Ciências de Enfermagem. Professora Adjunta. Escola Superior de Enfermagem do Porto. Investigadora Doutorada Integrada no Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde. olgaribeiro@esenf.pt.

Cintia Silva Fassarella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem, Departamento Médico Cirúrgico e Universidade do Grande Rio – Prof. José de Souza Herdy.

Cintia Silva Fassarella. Enfermeira. Doutora. Professora. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem, Departamento Médico Cirúrgico e Universidade do Grande Rio – Prof. José de Souza Herdy. Rio de Janeiro, RJ - Brasil. cintiafassarella@gmail.com

Letícia de Lima Trindade, Universidade do Estado de Santa Catarina, Departamento de Enfermagem

Letícia de Lima Trindade. Enfermeira. Doutora. Professora. Universidade do Estado de Santa Catarina, Departamento de Enfermagem. Chapecó-Santa Catarina, Brasil. letrindade@hotmail.com

Aline Affonso Luna, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Departamento Médico Cirúrgico.

Aline Affonso Luna. Enfermeira. Doutora. Professora. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Departamento Médico Cirúrgico. Rio de Janeiro, RJ - Brasil. aline-luna@hotmail.com

João Miguel Almeida Ventura da Silva, Centro Hospitalar Universitário São João

João Miguel Almeida Ventura da Silva. Enfermeiro. Mestre em Ciências de Enfermagem. Centro Hospitalar Universitário São João, Departamento de Enfermagem. enf.joao.ventura@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

Ribeiro, O. M. P. L., Fassarella, C. S., Trindade, L. de L., Luna, A. A., & Ventura da Silva, J. M. A. (2020). Ano internacional da enfermagem: dos 200 anos de Florence Nightingale à pandemia por COVID-19. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3725

Edição

Seção

Reflexão Teórica