Efeitos de oficina educativa sobre prevenção e cuidados à criança com engasgo: estudo de intervenção

Priscila Costa, Leticia Soares Silva, Mariah Tomé Silva, Claudia Maria de Freitas Floriano, Kelly Christina Sbampato Calado Orsi

Resumo


Objetivo: Avaliar o efeito de uma oficina educativa sobre prevenção e cuidado à criança com engasgo no conhecimento de profissionais da saúde e da educação infantil. Métodos: Estudo quase-experimental com pré e pós-teste, e abordagem quantitativa conduzido em um centro assistencial filantrópico e uma escola de educação infantil. A intervenção foi composta, por oficina educativa teórico-prática, sobre prevenção e atendimento à criança com engasgo. O conhecimento dos participantes foi avaliado, por meio de questionário com nove itens antes e depois da intervenção. Resultados: Participaram do estudo 36 indivíduos, sendo 22 profissionais da educação infantil e 14 profissionais da saúde. Verificou-se aumento de 29,9% no conhecimento dos participantes após a oficina. A média de acertos no questionário passou de 5,7 para 8,3 com diferença significativa (p<0.01). Conclusão: As oficinas educativas ampliaram o conhecimento dos profissionais da saúde e educação infantil na prevenção e atendimento à criança com engasgo, destacando o cuidado à saúde da criança, por meio de ações intersetoriais.

Palavras-chave


Primeiros Socorros; Saúde da Criança; Educação em Saúde; Enfermagem Pediátrica.

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DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3911

ISSN: 2236-6091

DOI:10.19175