Aplicação didática do método Altadir de planejamento popular para estudantes de enfermagem

Murilo César do Nascimento, Simone Albino da Silva, Sueli Leiko Takamatsu Goyatá

Resumo


Este trabalho descreve a utilização do Método Altadir de Planejamento Popular (MAPP) durante um estágio curricular do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, MG. O MAPP foi aplicado numa Equipe de Saúde da Família (ESF) com problemas na efetivação do Hiperdia devido ao subcadastramento dos usuários hipertensos e diabéticos no Sistema Informatizado. Essa dificuldade foi selecionada e estratégias foram elaboradas e implementadas para a sua resolução. As operações constituíram no levantamento de dados com os Agentes Comunitários de Saúde, no preenchimento das fichas de cadastro durante a realização de visitas domiciliares, e, por fim, na digitalização dos dados no Sistema. Ao término das atividades, considerou-se o método de grande valia para o enfrentamento do problema local, para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos e para o fortalecimento da parceria ensino e serviço.

Palavras-chave


Hipertensão; Diabetes Mellitus; Saúde da Família; Estudantes de Enfermagem; Administração em Saúde Pública.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19175/recom.v0i0.438

ISSN: 2236-6091

DOI:10.19175