Processo de contratação coletiva de trabalhadores em hospital público de média complexidade

Autores

  • Joice Aparecida de Morais Universidade Estadual de Londrina
  • Juliana Marisa Teruel Silveira da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad Universidade Estadual de Londrina
  • Paloma de Souza Cavalcante Pissinati Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.540

Palavras-chave:

Hospitais estaduais, enfermagem, admissão e escalonamento de pessoal, pessoal de saúde.

Resumo

Tem-se por objetivo descrever o processo de contratação coletiva de trabalhadores em hospital público de média complexidade.  Trata-se de um estudo descritivo, onde os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário preenchido por 259 funcionários no ato da nomeação. Os resultados indicaram que do total de servidores contratados, 69,4% eram de profissionais da área de enfermagem, 30,6% de várias categorias profissionais, com predomínio do sexo feminino, faixa etária entre 18 e 39 anos, e experiências profissionais variadas.  Concluiu-se que em um processo de contratação coletiva como o desse estudo, torna-se imprescindível que o gestor esteja apto a elaborar estratégias gerenciais, a fim de detectar fragilidades no processo para solucioná-las precocemente evitando transtornos na inserção dos trabalhadores na instituição. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Aparecida de Morais, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Especialista em Gerência de Serviços de Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina-PR, Brasil. Enfermeira no Hospital Municipal Dr. José Carvalho Florence, São José dos Campos-SP, Brasil.

Juliana Marisa Teruel Silveira da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR, Brasil. Enfermeira da Estratégia Saúde da Família no Município de Cambé-PR, Brasil.

Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR.

 

Paloma de Souza Cavalcante Pissinati, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR, Brasil. 

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Morais, J. A. de, da Silva, J. M. T. S., Haddad, M. do C. F. L., & Cavalcante Pissinati, P. de S. (2015). Processo de contratação coletiva de trabalhadores em hospital público de média complexidade. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.540

Edição

Seção

Artigos Originais