Cuidado de enfermagem no processo de doação de sangue: percepção dos profissionais e dos usuários

Autores

  • Andressa Arruda do Nascimento Centro Universitário Franciscano
  • Silomar Ilha Universidade Federal do Rio Grande
  • Carla Kowalski Marzari Centro Universitário Franciscano
  • Grassele Denardini Diefenbach Centro Universitário Franciscano
  • Dirce Stein Backes Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.555

Palavras-chave:

Doadores de sangue, Serviço de hemoterapia, Enfermagem

Resumo

Objetivou-se Conhecer como ocorre o cuidado de enfermagem ao doador de sangue no processo da doação na perspectiva dos profissionais e dos usuários. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, de caráter qualitativo, realizada com dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem e nove doadores de sangue que buscaram o hemocentro de Santa Maria em dias e horários previamente agendados. Os dados foram coletados entre abril e maio de 2013 por meio de entrevista semi-estruturada. Para o tratamento dos dados utilizou-se análise temática, evidenciando três categorias:Atribuindo significados para o cuidado de enfermagem; Compreendendo o processo de cuidado na doação de sangue; Sinalizando estratégias para a melhoria do cuidado no processo de doação de sangueA doação de sangue é um processo humano vital. Desta forma, torna-se importante repensar e ampliar as estratégias para a fidelização de doadores, uma vez que a doação ainda está associada a uma ação entre familiares e/ou amigos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Arruda do Nascimento, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Franciscano. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e saúde (GEPESES). Santa Maria, Rio Grande do Sul (RS), Brasil.

Silomar Ilha, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem, Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande, (RS), Brasil.

Carla Kowalski Marzari, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva. Docente do Centro Universitário Franciscano.Santa Maria, RS, Brasil.

Grassele Denardini Diefenbach, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Centro Universitário Franciscano.Santa Maria, RS, Brasil.

Dirce Stein Backes, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Docente do Centro Universitário Franciscano. Santa Maria, RS, Brasil.  Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEnf/FURG), Rio Grande, RS, Brasil. Líder do GEPESES.

Downloads

Publicado

2015-07-15

Como Citar

Arruda do Nascimento, A., Ilha, S., Kowalski Marzari, C., Denardini Diefenbach, G., & Stein Backes, D. (2015). Cuidado de enfermagem no processo de doação de sangue: percepção dos profissionais e dos usuários. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.555

Edição

Seção

Artigos Originais