A percepção do enfermeiro da estratégia saúde da família sobre a saúde do homem

Autores

  • Ricardo Saraiva Aguiar Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal e Universidade Paulista, Campus Brasília
  • Daniele de Carvalho Santana UNIP
  • Patrícia de Carvalho Santana UNIP

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v5i3.872

Palavras-chave:

Saúde do homem, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família sobre a saúde do homem. Metodologia: É uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e descritiva. A coleta das informações se deu por meio da revisão de artigos pesquisados em base de dados eletrônicos da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS – BIREME). Resultados: Foram identificados 11 artigos que atendiam os critérios de inclusão e que foram publicados entre 2009 e 2013. Com base na análise de conteúdo optou-se pela definição de três categorias para a discussão dos resultados. São elas, “Os saberes sobre a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem”, “Barreiras e dificuldades para o atendimento integral à saúde dos homens” e “Atividades realizadas pelos enfermeiros para os homens”. Os dados analisados evidenciaram diversas barreiras de acesso dos homens aos serviços de saúde na Atenção Primária, desde aspectos como culturais a até mesmo barreiras institucionais revelando como as atitudes em relação ao cuidado com a saúde do homem ainda está relacionado ao gênero. Conclusão: O estudo permitiu compreender que a criação da Política foi crucial para que se iniciasse uma modificação na maneira de tratar e acolher os homens nos serviços de saúde, porém, ainda há uma necessidade de se investir na divulgação da mesma tanto para a população quanto para os profissionais.

Descritores: Saúde do homem; Atenção Primária à Saúde; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Saraiva Aguiar, Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal e Universidade Paulista, Campus Brasília

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário UNIRG (2010) e Especialização em Saúde da Família (2013) pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Gerente da Gerência de Ciclos de Vida (GCV/DCVPIS/SAPS/SES-DF) da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Professor no Curso de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP - Campus Brasília/DF), Membro do Grupo de Estudos em Saúde da Criança, Adolescente e Família (GESCAF) da Universidade de Brasília (UnB), Avaliador da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC - Ministério da Saúde), Facilitador Nacional da Estratégia AIDPI Neonatal (Ministério da Saúde) e Facilitador Estadual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (SES-DF). Atua nas áreas de pesquisa em enfermagem nos seguintes temas: Atenção Primária à Saúde; Cuidado de Enfermagem e Saúde da Criança.

Daniele de Carvalho Santana, UNIP

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP), Campus Brasília-DF.

Patrícia de Carvalho Santana, UNIP

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP), Campus Brasília-DF.

Downloads

Publicado

2016-01-21

Como Citar

Aguiar, R. S., Santana, D. de C., & Santana, P. de C. (2016). A percepção do enfermeiro da estratégia saúde da família sobre a saúde do homem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 5(3). https://doi.org/10.19175/recom.v5i3.872

Edição

Seção

Artigos Originais