O manejo familiar da criança com condições crônicas sob a ótica da teoria da complexidade de Edgar Morin

Autores

  • Carolliny Rossi de Faria Ichikawa Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Silvana Sidney Costa Santos Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Regina Szylit Bousso Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Patricia Stella Silva Sampaio Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1276

Palavras-chave:

Família, Crianças, Doença crônica, Dinâmica não linear, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: O objetivo desse estudo foi refletir acerca do manejo familiar da criança com condições crônicas. Método: O cuidado familiar mostra-se imprevisível, por isso, utilizou-se a “Complexidade de Edgar Morin”, como embasamento para esta reflexão, visando contribuir para a melhor compreensão das ações desenvolvidas pelo enfermeiro no cuidado a estas famílias. Resultados: A partir das ideias temáticas dos artigos analisados que responderam ao objetivo proposto, surgiram três categorias para a reflexão: “As condições crônicas da criança”, “O manejo familiar da criança com condições crônicas” e a “Complexidade de Edgar Morin” e o “Cuidado familiar”. Conclusão: As questões examinadas neste ensaio podem subsidiar a reflexão dos profissionais de enfermagem, buscando um olhar para o todo, sem fragmentar a realidade vivenciada por estas famílias, rompendo com a visão simplificadora e permitindo uma compreensão mais próxima do real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolliny Rossi de Faria Ichikawa, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Doutoranda em Ciências pela EEUSP. São Paulo, Brasil. caroll-rossi@hotmail.com/ Endereço para correspondência: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 – Cerqueira César, CEP: 05403-000 – São Paulo, SP, Brasil. (Autor responsável)

Silvana Sidney Costa Santos, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande de Sul, Brasil. Pesquisadora do CNPq.

Regina Szylit Bousso, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Professora Livre Docente do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiátrica, EEUSP, São Paulo, Brasil. 

Patricia Stella Silva Sampaio, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Doutoranda em Ciências pela EEUSP.

Downloads

Publicado

2018-03-20

Como Citar

Ichikawa, C. R. de F., Santos, S. S. C., Bousso, R. S., & Sampaio, P. S. S. (2018). O manejo familiar da criança com condições crônicas sob a ótica da teoria da complexidade de Edgar Morin. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1276

Edição

Seção

Reflexão Teórica