Integração ensino-serviço como mediadora de experiências de comunicação em saúde na comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.2317

Palavras-chave:

Serviços de integração docente-assistencial, Educação em saúde, Comunicação, Atenção primária à saúde, Sistema único de saúde.

Resumo

Objetivo: Relatar experiências de educação em saúde em uma Unidade Saúde da Família de Natal/RN no contexto da integração ensinoserviço. Método: Estudo descritivo da experiência “Varal da Cidadania”, em que discentes, mediante vivência do “passeio exploratório do território”, rodas de conversa com profissionais de saúde e entrevistas com a comunidade buscaram compreender a visão da população acerca da cidadania; identificar fragilidades e potencialidades; discutir as possíveis causas e consequências para definir pontos-chaves de atuação. Resultados: Realizaram-se quatro “varais” (oficina de Shantala - saúde da mulher; tenda do conto-saúde do idoso; orientação alimentar - saúde do homem; teatro - saúde da criança), focando habilidades para o cuidado familiar e auxílio ao empoderamento comunitário. Conclusão: Sensibilizaram-se os profissionais para incluir a Shantala no Programa de Desenvolvimento e Crescimento, viabilizando uma melhor avaliação pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. O “Varal do Homem” evidenciou como trabalhar promoção da saúde no espaço da Feira Livre, suplantando a distribuição de folders. O “Varal da Criança” auxiliou o fortalecimento de parcerias entre instituições de ensino e a unidade de saúde, potencializando um melhor desenvolvimento do Programa Saúde na Escola. O “Varal do idoso” sensibilizou discentes para a escuta qualificada, elemento essencial ao profissional de saúde.

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Biografia do Autor

Flávia Christiane de Azevedo Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Flávia Christiane de Azevedo Machado possui graduação em Odontologia (Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN), especialização em Saúde da Família (FACISA), Mestrado em Odontologia (Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN)  e Doutorado em Saúde Coletiva ( UFRN), é professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN. email: flavitamachado@yahoo.com.br

 

Jonia Cybele Santos Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Jonia Cybele Santos Lima possui graduação em Odontologia (Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN)  , Especialista em odontologia e Saúde coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do norte(UFRN), Mestrado em Odontologia (Universidade Federal do Rio Graande do Norte-UFRN)  e está cursando o Doutorado em Saúde Coletiva ( UFRN), é professora substituta  do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN. email: joniacybele@yahoo.com.br

Najara Mônica De Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

NAJARA MÔNICA DE MOURA  é discente do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: najaramonica@gmail.com). 

Yasmin Bezerra Cabral, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

YASMIN BEZERRA CABRAL é Graduada em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande de Norte. E-mail:yasminbcabral@hotmail.com

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Publicado

29-12-2020

Como Citar

Machado, F. C. de A., Lima, J. C. S., De Moura, N. M., & Cabral, Y. B. (2020). Integração ensino-serviço como mediadora de experiências de comunicação em saúde na comunidade. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.2317

Edição

Seção

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica