Integração ensino-serviço como mediadora de experiências de comunicação em saúde na comunidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.2317

Palabras clave:

Serviços de integração docente-assistencial, Educação em saúde, Comunicação, Atenção primária à saúde, Sistema único de saúde.

Resumen

Objetivo: Relatar experiências de educação em saúde em uma Unidade Saúde da Família de Natal/RN no contexto da integração ensinoserviço. Método: Estudo descritivo da experiência “Varal da Cidadania”, em que discentes, mediante vivência do “passeio exploratório do território”, rodas de conversa com profissionais de saúde e entrevistas com a comunidade buscaram compreender a visão da população acerca da cidadania; identificar fragilidades e potencialidades; discutir as possíveis causas e consequências para definir pontos-chaves de atuação. Resultados: Realizaram-se quatro “varais” (oficina de Shantala - saúde da mulher; tenda do conto-saúde do idoso; orientação alimentar - saúde do homem; teatro - saúde da criança), focando habilidades para o cuidado familiar e auxílio ao empoderamento comunitário. Conclusão: Sensibilizaram-se os profissionais para incluir a Shantala no Programa de Desenvolvimento e Crescimento, viabilizando uma melhor avaliação pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. O “Varal do Homem” evidenciou como trabalhar promoção da saúde no espaço da Feira Livre, suplantando a distribuição de folders. O “Varal da Criança” auxiliou o fortalecimento de parcerias entre instituições de ensino e a unidade de saúde, potencializando um melhor desenvolvimento do Programa Saúde na Escola. O “Varal do idoso” sensibilizou discentes para a escuta qualificada, elemento essencial ao profissional de saúde.

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Biografía del autor/a

Flávia Christiane de Azevedo Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Flávia Christiane de Azevedo Machado possui graduação em Odontologia (Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN), especialização em Saúde da Família (FACISA), Mestrado em Odontologia (Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN)  e Doutorado em Saúde Coletiva ( UFRN), é professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN. email: flavitamachado@yahoo.com.br

 

Jonia Cybele Santos Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Jonia Cybele Santos Lima possui graduação em Odontologia (Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN)  , Especialista em odontologia e Saúde coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do norte(UFRN), Mestrado em Odontologia (Universidade Federal do Rio Graande do Norte-UFRN)  e está cursando o Doutorado em Saúde Coletiva ( UFRN), é professora substituta  do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN. email: joniacybele@yahoo.com.br

Najara Mônica De Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

NAJARA MÔNICA DE MOURA  é discente do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: najaramonica@gmail.com). 

Yasmin Bezerra Cabral, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

YASMIN BEZERRA CABRAL é Graduada em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande de Norte. E-mail:yasminbcabral@hotmail.com

Publicado

2020-12-29

Cómo citar

Machado, F. C. de A., Lima, J. C. S., De Moura, N. M., & Cabral, Y. B. (2020). Integração ensino-serviço como mediadora de experiências de comunicação em saúde na comunidade. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.2317

Número

Sección

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica