Formação de residentes multiprofissionais em saúde: limites e contribuições para a integração ensino-serviço
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2567Palavras-chave:
Saúde pública, Prática profissional, Pesquisa qualitativa, Internato não médico, Capacitação Profissional, Serviços de Integração Docente-Assistencial.Resumo
Objetivo: analisar os limites e contribuições na formação dos residentes multiprofissionais em saúde para a integração ensino-serviço. Método: pesquisa qualitativa, realizada com 13 docentes vinculados a um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, os quais participaram do estudo por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados mediante análise temática de Minayo e os princípios éticos foram respeitados. Resultados: a formação dos residentes é permeada por limitações envolvendo a falta de trabalhadores nos serviços de saúde que contemplem todos os núcleos profissionais propostos pelo Programa e o estranhamento do papel dos residentes ao serem integrantes provisórios das equipes de saúde. Para tanto, a valorização das atividades realizadas a partir da inserção dos residentes tem contribuído para a atenção à saúde e para os serviços de saúde. Conclusão: salienta-se, como contribuição, a discussão da temática de formação profissional, tendo em vista a importância de refletir sobre as transformações das práticas em saúde na perspectiva multiprofissional e de acordo com as necessidades locorregionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
30-07-2018
Como Citar
Mello, A. L., Terra, M. G., Nietsche, E. A., Siqueira, D. F., Canabarro, J. L., & Arnemann, C. T. (2018). Formação de residentes multiprofissionais em saúde: limites e contribuições para a integração ensino-serviço. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2567
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2018 Amanda Lemos Mello, Marlene Gomes Terra, Elisabeta Albertina Nietsche, Daiana Foggiato Siqueira, Janaina Lunardi Canabarro, Cristiane Trivisiol Arnemann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.